Governador pode intermediar crise

Diante da crise vivenciada pelo setor de biocombustíveis no Brasil, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, colocou-se à disposição do segmento para ser um dos interlocutores do setor junto ao Governo Federal para o enfrentamento da situação vivenciada pelos empresários.

“Coloco-me à disposição, junto com outros governadores do Nordeste. Aqui temos medidas tributárias que muita gente tem vindo copiar, que fomentam o crescimento do setor”, disse o governador, durante a 6ª edição do Fórum Nordeste – Desafios e Oportunidades nos Setores de Biocombustíveis e Energias Limpas, que aconteceu ontem, no Arcádia Paço Alfândega, no Bairro do Recife, realizado pelo Grupo EQM.

Na opinião de Campos, “as energias renováveis no Brasil precisam ganhar status de programa estratégico”. Segundo o governador, o País precisa investir em alternativas energéticas, discutir melhor sobre a política de desoneração da gasolina em detrimento ao etanol e criar melhores oportunidades para o setor de biocombustíveis.

“Para isso, é preciso estabelecer um diálogo generoso à altura do processo em que vive o País. Esse encontro (Fórum Nordeste), por exemplo, tornou-se uma forma eficaz de sugerir ideias produtivas. É importante fazer críticas que venham com sugestões de como se corrigir o problema”, disse.

Durante o discurso, o governador pontuou diversos momentos na história do Brasil nos quais o Governo precisou se posicionar para superar períodos de crise, como o vivido após a queda da Bolsa de Nova York, em 1929, e a crise do petróleo, em 1973. “Momentos de crise são também momentos de grande oportunidade para determinados setores. O importante para atravessar crises é ver como o Brasil superou esses momentos.

 Com o desafio deixado pela crise de 1929, o País aproveitou para iniciar seu processo de industrialização. Em 1973, com a escassez de petróleo no mercado, o Governo criou um programa de incentivo ao etanol (Pró-Álcool) muito antes de as grandes potências levantarem a bandeira dos biocombustíveis”, disse.

A ausência de incentivos ao setor, em especial ao etanol, em meio à crise vivenciada pelo segmento, é uma atitude controversa do Governo, segundo especialistas e lideranças que participaram do Fórum Nordeste. O presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, afirmou que, mesmo o Brasil sendo um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo e tendo uma experiência de 500 anos no setor, o País vive uma grave crise de identidade.

 “O Governo não vê o etanol com a mesma prioridade. Nosso álcool não disputa com o preço da gasolina na bomba. Sabemos que a solução da situação vivida pela Petrobras passa pela solução dos problemas do setor”, afirmou.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, é preciso que o Governo Federal reconheça os benefícios que o setor traz para sociedade, não só por ser uma energia limpa, mas por ser importante para a economia, gerando emprego e renda.

 “É preciso expandir a participação das fontes de energia renovável na matriz energética do País. Nesse aspecto, o Fórum deixa um legado que preza pelo valor da conscientização. Mostra que é preciso planejamento e previsibilidade para enfrentar a crise vivida pelo setor”, afirmou.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.