Governo aceita desculpas da Fifa, diz Ministério do Esporte

O Ministério do Esporte anunciou  que o governo brasileiro aceitou os pedidos de desculpas da Federação Internacional de Futebol (Fifa) após declaração do secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, de que o Brasil precisava de um “pontapé no traseiro”. Valcke criticava a demora para a aprovação da Lei da Copa no Congresso e atrasos nos preparativos para o evento, em 2014, no Brasil.

O ministério também informou que a presidente Dilma Rousseff receberá em audiência o presidente da Fifa, Joseph Blatter, “em data a ser marcada”. Na carta a Blatter, Aldo pede “que episódios como este não podem se repetir, em prol da boa preparação da Copa do Mundo no Brasil”.

As cartas enviadas pelo ministério à Fifa, divulgadas por volta das 17h desta quarta, não deixam claro se Valcke será mantido como interlocutor para assuntos relacionados à Copa.

A assessoria de imprensa da pasta informou que Aldo aceita que Valcke continue como interlocutor. Mas disse que se trata de uma decisão da Fifa, que só deve ser anunciada após encontro entre Blatter e as autoridades brasileiras.

À noite, Aldo foi questionado por jornalistas sobre o episódio após participar de uma reunião entre Dilma e o Comitê Olímpico Internacional. Ele evitou confirmar se Valcke seria aceito novamente como interlocutor da Fifa com o governo.

“O que eu tinha que dizer sobre esse episódio, que eu não desejei, que eu não procurei, eu já disse em uma entrevista coletiva, em uma carta que enderecei ao presidente da Fifa, em outra carta ao secretário e outra ao presidente. E não vou alimentar nenhuma especulação sobre esse episódio”, disse o ministro.

Sobre a audiência que Blatter pediu com a presidente Dilma para a próxima semana, Aldo afirmou: “Eu não recebi sequer a confirmação da visita da representação da Fifa ao Brasil no começo da próxima semana”. Mais uma vez, evitou dizer se Valcke estará presente à reunião.

Crise
A crise entre Brasil e Fifa começou após a divulgação, na última sexta (2), de que  Jérôme Valcke disse que o Brasil precisava de “pontapé no traseiro”, na tradução da expressão em inglês “kick up in the backside”.

No sábado (3), após a divulgação da declaração, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, convocou a imprensa para dizer que o governo brasileiro não mais aceitaria Valcke como interlocutor para assuntos da Copa.

Depois, em carta enviada ao governo brasileiro nesta segunda (5), Valcke explicou que a expressão foi utilizada em francês, “se donner un coup de pied aux fesses”, e significa apenas “acelerar o ritmo”. No mesmo dia, o governo enviou pedido oficial para Fifa para afastar Valcke das negociações com o Brasil.

No dia seguinte, o próprio presidente da Fifa, Joseph Blatter, também pediu desculpas e solicitou uma audiência com Aldo Rebelo e a presidente Dilma Rousseff. Na resposta a Blatter, Aldo Rebelo afirma que o Cerimonial da Presidência da República agendará o encontro.

Veja abaixo a carta enviada ao presidente da Fifa:

Carta do ministro Aldo Rebelo ao presidente da Fifa, Joseph Blatter (Foto: Reprodução)Carta do ministro Aldo Rebelo ao presidente da Fifa, Joseph Blatter (Foto: Reprodução)

Veja abaixo a carta enviada ao secretário-geral da Fifa:

Carta do ministro Aldo Rebelo ao secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke (Foto: Reprodução)Carta do ministro Aldo Rebelo ao secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke (Foto: Reprodução)

Veja abaixo nota divulgada no site do Ministério do Esporte:

“O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, enviou, na tarde desta quinta-feira (08/03), duas cartas à FIFA. Uma endereçada ao presidente da entidade, Joseph Blatter, e outra ao secretário-geral, Jérôme Valcke.

Na primeira, Rebelo afirma ter aceitado o pedido de desculpas feito por Blatter em relação ao tom de declarações do secretário-geral da entidade sobre a preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014.

Rebelo afirma que a presidenta da República, Dilma Rousseff, receberá Joseph Blatter em audiência. A data ainda será confirmada.

O ministro reitera que episódios dessa natureza não podem se repetir, “em prol da boa preparação da Copa do Mundo no Brasil”.

Na outra correspondência, endereçada a Jérôme Valcke, Aldo Rebelo afirma ter aceitado o pedido de desculpas do secretário-geral da FIFA.”

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.