Governo brasileiro condena ataque a civis na Síria
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O governo brasileiro condenou ontem (13) ataques a civis na Síria e instou as autoridades do país a interromper imediatamente qualquer ação militar contra cidadãos desarmados. Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o Brasil também cobra que a Síria garanta acesso irrestrito da Missão de Supervisão das Nações Unidas no país aos locais de conflito.
Mais de 200 pessoas foram mortas quinta-feira (12) no vilarejo de Trem-seh, na província de Hama, de acordo com informações da oposição síria. Se confirmado o número de mortes, é o pior massacre do conflito sírio. Até agora, o ataque com o maior número de vítimas ocorreu em maio, quando 108 pessoas morreram em uma ação contra o vilarejo de Houla, segundo informações da BBC Brasil. O vilarejo teria sido atacado por helicópteros e tanques de guerra.
‘O governo brasileiro tomou conhecimento, com grande preocupação, da utilização de armamento pesado contra civis pelo governo sírio na vila de Trem-seh, perto da cidade de Hama. O Brasil condena veementemente a repressão violenta contra civis desarmados e recorda os compromissos do governo sírio, contidos no Plano de Paz de seis pontos do enviado especial da ONU [Organização das Nações Unidas] e da Liga Árabe, Kofi Annan, de cessar imediatamente toda movimentação de tropas e o uso de armamento pesado em áreas urbanas’, diz o comunicado do Itamaraty.
De acordo com estimativas da oposição ao presidente Bashar Al Assad, mais de 16 mil pessoas já morreram na Síria desde o início dos confrontos entre tropas do regime e os rebeldes, que pedem a renúncia de Assad. A ONU fala em mais de 10 mil mortos no país, desde o início do conflito, há 16 meses.
Fonte: Agência Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário