O processo de eleição para diretores de escolas da rede estadual passará por mudanças este ano. A partir de agora, a escolha do dirigente se dará por meio de uma lista tríplice, eleita pela comunidade escolar, e encaminhada para avaliação do governador Eduardo Campos, que terá a decisão final de quem ocupará o cargo. Ao anunciar, segunda (14), as novas regras, o secretário de Educação, Anderson Gomes, afirmou que existe o compromisso do governador em nomear o candidato mais votado da lista. “Quando isso não acontecer, será uma exceção. E haverá uma explicação para isso. Até agora, em todas as escolhas de dirigentes para outras áreas, como a da Saúde, feitas por lista tríplice, o mais votado foi sempre confirmado no cargo”, justificou o secretário. Outra importante alteração é o investimento na qualificação em gestão escolar dos futuros diretores. Todos os professores interessados em disputar o pleito terão que participar de um curso de formação. Só poderão concorrer à vaga os candidatos que forem aprovados nesse processo.

Os professores interessados devem se inscrever no curso a partir de desta terça (15), por meio do site da Secretaria de Educação. O prazo segue até o dia 20 de junho. A exigência vale também para quem for ocupar o cargo de diretor-adjunto. Serão disponibilizadas 11.235 vagas para o aperfeiçoamento em gestão escolar. As aulas serão ministradas nos fins de semana pela Universidade de Pernambuco (UPE). Com o certificado na mão, os candidatos passarão para a segunda etapa: a consulta junto à comunidade escolar para eleger os três nomes que participarão da lista. Poderão votar para a escolha do diretor os professores efetivos, os estudantes matriculados (a partir dos 14 anos), um responsável pelo aluno e os funcionários da escola. A eleição acontecerá simultaneamente em todas as unidades, dia 9 de dezembro.

Com a lista tríplice na mão, o governador publicará no dia 18 de dezembro no Diário Oficial os nomes escolhidos para ocupar o cargo de direção. “Esse é o mesmo processo que acontece na escolha de reitor das universidades públicas. Não vejo nenhum tipo de retrocesso nessa metodologia. Pelo contrário, estamos ampliando o acesso a todos os professores que se interessem em concorrer à vaga e garantindo uma formação mais qualificada para esses novos gestores”, avalia o secretário de Educação.

Estudantes da rede estadual reafirmaram a importância de participar da escolha de quem vai dirigir a escola. “Somos os interessados diretos nesse processo. É muito importante sermos ouvidos”, afirma Valter José de Souza Júnior, 15 anos, aluno da Escola Joaquim Távora, no bairro da Madalena. Sobre a formação de uma lista tríplice, ele acredita que o mais votado será respeitado na hora da nomeação. “Se a gente votou nele é porque entendemos que é a melhor indicação”, opinou o estudante.

Os nomeados terão um prazo de três dias (de 19 a 21 de dezembro) para se matricular no curso de especialização ou mestrado que será oferecido pela UPE. “Quem não estiver matriculado em um dos dois cursos não poderá tomar posse no dia 2 de janeiro de 2013”, afirma a secretária-executiva de Gestão de Rede, Margareth Zaponi. Ela destaca que a mudança mais importante nesse processo é o forte investimento na qualificação do novo gestor. “As mudanças na escola exigem um perfil mais preparado, voltado para vencer o desafio de fazer o aluno realmente aprender. Vamos buscar o aperfeiçoamento em cima de um padrão de competência com forte ênfase na parte pedagógica”, ressaltou.

A última eleição para diretor foi realizada em 2005. A escolha este ano envolverá todas as 1.101 escolas da rede. Estão aptos a se candidatar cerca de 26 mil professores efetivos do quadro. A quantidade de vagas disponibilizadas para participar do curso de formação, e com isso se credenciar para o cargo, será definida de acordo com o tamanho da escola, segundo a Secretaria de Educação.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.