Governo do Estado lança programação do Mês da Consciência Negra

Novembro é o mês de luta pela igualdade racial e contra a intolerância religiosa. E é por isso que o Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial de Pernambuco (Cepir) e o Movimento Negro Unificado de Pernambuco (MNU) lançaram, nesta quinta-feira (08), a programação completa com os eventos que irão marcar todo o mês de novembro, chamado também de mês da Consciência Negra. Até o dia 30, seminários, exposições, espetáculos de música e curso estarão sendo oferecidos gratuitamente à população.

As comemorações ampliam a luta do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, que morreu na mesma data no ano de 1695 e é símbolo da resistência negra no Brasil. “É o momento voltado para mostrar a culinária, a dança, a luta das comunidades quilombolas de Pernambuco e contra a intolerância religiosa, que começa pela prevenção da violência com o Pacto pela Vida. Queremos respeito aos negros, seja ele evangélico ou de terreiro ou homossexual”, comentou o secretário executivo da Cepir, Jorge Arruda.

Uma das homenageadas do evento é a cantora Karynna Spinelli, que mostra, através da música de autoria própria, a luta pelo respeito à cultura negra. “Estou muito emocionada pela homenagem. A música, para mim, é uma forma de mostrar a realidade dos terreiros e fazer com que essa consciência chegue à população. Eu sou do candomblé e sei das dificuldades enfrentadas”, relatou ela.

PRINCIPAIS EVENTOS DA PROGRAMAÇÃO

A programação completa está disponível no site www.sedsdh.pe.gov.br

Hoje

14h30 às 17h30 – Seminário Samba e Semba – Aplicabilidade da Lei 10.639/03, musicalidade e africanidades

18h30 – Show gratuito de Karynna Spinelli, juntamente com o percussionista Lucas dos Prazeres

Local: Clube dos Oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiro Militar (Avenida João de Barros, 357 – Boa Vista)

De 12 a 14 de novembro

9h – Curso de estética afro, danças, culinárias de matrizes africanas e afro-brasileiras. Coordenadora e dançarina: Joana D’arc do Afoxé Oxum Pandá

Local: Universidade Católica de Pernambuco (Rua do Príncipe, 526 – Boa Vista)

Dia 12 de novembro

16h – Exposição e relançamento do livro Mulheres Construindo Igualdade da Secretaria da Mulher e homenagem à Mãe Helda Viana, rainha do maracatu Porto Rico

Local: Universidade Católica de Pernambuco (Rua do Príncipe, 526 – Boa Vista)

De 19 a 24 de novembro

Semana da Consciência Negra do Museu da Abolição com mesas redondas e roda de diálogo (Programação e horários pelo site www.museudaabolicao.com.br)

Local: Rua Benfica, 1150 – Madalena

Dia 29 e 30 novembro

9h às 12h – Seminário Igualdade Racial é Pra Valer e o enfrentamento ao racismo institucional

Local: município de Petrolina, no Sertão do São Franscisco

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.