Governo fará levantamento de empregos de “valor tecnológico” para egressos do Ciência sem Fronteiras

Bolsa de EstudosO governo federal fará um “levantamento de empregos de valor tecnológico” voltado aos estudantes bolsistas do Ciência sem Fronteiras que retornem do exterior. Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, a intenção é “organizar a colocação dos estudantes em empregos adequados”.

A preocupação do governo é de que os talentos formados no exterior não sejam empregados no Brasil, especialmente em empresas (privadas e estatais) ou em centros de tecnologia – onde possam desenvolver pesquisas e outras atividades que resultem em inovação tecnológica.

— Não há país que tenha se desenvolvido sem incrementar a pesquisa, destacou Raupp ao defender que haja “empregos para pessoas qualificadas no país”, durante o programa Bom Dia, Ministro, da EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Apesar da intenção revelada pelo ministro, as discussões no governo ainda são preliminares e ocorrem no Palácio do Planalto – o programa envolve os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, e as respectivas agências de fomento científico, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A primeira leva de bolsistas do programa foi enviada em janeiro deste ano para os Estados Unidos (país escolhido como destino preferencial do programa) e deverá retornar ao Brasil a partir do início de 2013.

Neste momento, o programa tem editais abertos para intercâmbio em sete países. Segundo Raupp, de 36 mil pessoas que se candidataram para o último edital (a ser encerrado no fim deste mês), 5 mil foram pré-selecionadas. “Candidatar-se ao programa é fácil, a dificuldade está na seleção”, disse Raupp se referindo às exigências de pontuação.

Uma das condições para seleção é ter a nota acima de 600 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além da pontuação mínima, pode favorecer o ingresso no programa uma boa participação nas Olimpíadas da Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que este ano está na 8ª edição.

Segundo Raupp, que é matemático por formação e já lecionou a disciplina no ensino médio, “é preciso estimular os jovens a estudarem matemática”. Para ele, “se os alunos não tiverem uma boa motivação fica a impressão que a matemática é muito estéril [inútil]”, disse. O ministro defendeu o ensino mais dinâmico da disciplina e destacou que ela estimula o raciocínio científico. “E o raciocínio científico é crucial para o país se engajar em um desenvolvimento sustentado”, ponderou.

Fonte: Correio do Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

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