Governo vence eleição com folga em Angola, mostra resultado parcial

O MPLA, partido do governo, conseguiu uma vitória tranquila nas eleições nacionais de Angola, segundo resultados provisórios divulgados neste sábado (1º) pela comissão eleitoral.

Com 58% de votos apurados, o partido do presidente José Eduardo dos Santos teve 74,46% dos votos, segundo a comissão.

A Unita, tradicional opositora do regime de Santos, está com 17,94% dos votos, seguida do novo partido oposicionista, o Casa, com 4,53%.

A votação ocorreu na véspera, e o comparecimento, com os números apurados até agora, ficou erm 57%.

Cerca de 9,7 milhões de angolanos estavam registrados para votar em mais de 10 mil seções.

A eleição vai indicar 220 legisladores.

Segundo a Constituição modificada em 2010, o líder do partido vencedor das legislativas se torna presidente da República, e o presidente José Eduardo dos Santos, no poder há quase 33 anos, deve permanecer no poder.

Ao final das eleições de 2008, o MPLA obteve 81% dos votos contra 10% para a Unita.

Terceira eleição nacional
Esta foi apenas a terceira eleição nacional desde que Angola conquistou a independência de Portugal em 1975, e a segunda desde o fim de uma guerra civil de 27 anos há uma década, cujas cicatrizes ainda podem ser vistas em edifícios danificados e vítimas de minas terrestres amputadas.

A previsão era de que o MPLA (Movimento Popular para a Libertação de Angola) vencesse confortavelmente, contra partidos de oposição menores e mais fracos.

Vendedor em Luanda, capital de Angola, mostra neste sábado (1º) jornais com notícias sobre a eleição da véspera no país (Foto: AFP)Vendedor em Luanda, capital de Angola, mostra neste sábado (1º) jornais com notícias sobre a eleição da véspera no país (Foto: AFP)

Santos é o segundo líder da África com mais tempo no cargo depois do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

Opositores e críticos da sociedade civil denunciam que ele criou um “Estado de uma pessoa”, marcado pela corrupção desenfreada e o enriquecimento visível de uma pequena elite, incluindo sua própria família.

Antes da votação, Elias Isaac, diretor para Angola da Open Society Initiative for Southern Africa (Osisa), uma ONG pró-democracia, disse à Reuters que a eleição, unilateral, não poderia ser considerada um exercício crível de democracia.

“Nós não podemos realmente falar de eleições transparentes e justas”, afirmou Isaac.

O poder monolítico do MPLA sobre o Estado e seu controle da maioria dos meios de comunicação locais deram vantagens claras em uma campanha desigual contra o ex-grupo rebelde Unita e outras sete coligações e partidos menores que apresentaram candidatos. Os líderes da oposição se queixaram de irregularidades nos preparativos para a votação.

O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, vota nesta sexta-feira (31) em Luanda (Foto: AFP)O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, vota nesta sexta-feira (31) em Luanda (Foto: AFP)

Para ler mais notícias do G1 Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também o G1 Mundo no Twitter e por RSS.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.