Grã-Bretanha nega saída a Assange mas diz buscar diplomacia com Equador

Julian AssangeA Grã-Bretanha reafirmou nesta segunda-feira que não vai dar um salvo conduto a Julian Assange para que ele deixe a Embaixada do Equador em Londres e siga para o país sul-americano em segurança.

No entanto, o governo britânico afirma que está buscando uma “solução diplomática” junto ao Equador para resolver a questão.

“Esperamos chegar a uma solução diplomática e estamos fazendo o que podemos para chegar a isso”, disse nesta segunda-feira o porta-voz do premiê britânico, David Cameron.

“Pela nossa lei, tendo esgotado todas as opções de recursos, somos obrigados a extraditá-lo para a Suécia. É nossa intenção seguir com essa obrigação. Vamos continuar conversando com o governo equatoriano e outros para tentar achar uma solução diplomática.”

O criador do site WikiLeaks está abrigado na Embaixada do Equador em Londres desde junho. Na semana passada, o Equador concedeu asilo político a Assange.

No entanto, a Grã-Bretanha diz que pretende prendê-lo assim que Assange deixar a embaixada equatoriana, já que uma decisão da Justiça local determina que o ativista seja extraditado para a Suécia.

O ativista australiano de 41 anos é alvo de uma investigação sobre suposto estupro e assédio sexual na Suécia. No entanto, ele diz ser alvo de uma perseguição dos Estados Unidos, que investigam o WikiLeaks pelo vazamento de centenas de documentos sigilosos do governo americano em 2010.

Ameaças

Na semana passada, o Equador disse ter sido ameaçado pelo governo britânico ao receber uma carta do ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha. Na correspondência as autoridades citavam uma lei de 1987 que permitiria a suspensão temporária do status da embaixada e a invasão da polícia para prender Assange.

Posteriormente, o governo britânico disse que sua única intenção era elucidar “todos os aspectos da lei britânica dos quais o Equador deveria estar ciente”.

Na América do Sul, o Equador recebeu o apoio de países vizinhos no caso Assange.

Membros da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) assinaram no domingo um documento de apoio ao país em sua decisão de conceder asilo ao fundador do WikiLeaks.

Em reunião realizada na cidade equatoriana de Guayaquil, ministros de Relações Exteriores dos países sul-americanos reafirmaram o direito soberano dos Estados de conceder refúgio.

O documento também pede que as partes envolvidas mantenham o diálogo e a negociação para encontrar uma solução mutuamente aceitável para o caso.

Também no domingo, Assange fez seu primeiro pronunciamento desde que lhe foi concedido o asilo político. Da sacada do prédio da embaixada em Londres, ele fez um apelo para que os Estados Unidos ponham fim ao que chamou de “caça às bruxas” contra o WikiLeaks.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.