Grande Rio encerra desfiles do RJ com enredo politicamente correto sobre superação

Acadêmicos do Grande Rio foi a sexta e última escola a passar pela Marquês do Sapucaí nesta segunda e última noite de desfiles do Carnaval do Rio. Em 2011, a escola foi uma das que mais sofreu com o incêndio na Cidade do Samba, perdendo todas as fantasias e carros alegóricos. Este ano, o enredo politicamente correto da escola enfocou histórias de pessoas que enfrentaram e superaram obstáculos: “Eu Acredito em Você. E Você?”.

A Grande Rio entrou na avenida às 4h20 da madrugada de terça (21), depois das passagens de São ClementeUnião da Ilha do GovernadorSalgueiroMangueira e Unidos da Tijuca. No domingo, sete escolas abriram o Carnaval 2012 no sambódromo carioca: Renascer de JacarepaguáPortelaImperatriz LeopoldinenseMocidade IndependentePorto da PedraBeija-Flor e Vila Isabel.

A comissão de frente trouxe bailarinos vestidos de criança, com seus travesseiros e uma grande cama, representando a hora de ir dormir.

O carro  abre-alas, “Anjos Anunciam a Luz que Vem do Céu”, trouxe as atrizes Arlete Salles, Christiane Torloni e Vera Gimenez como destaques.

O segundo carro representava a vitória contra o vício, com a presença do lutador de MMA Minotauro. Já a terceira alegoria fazia menção à Parintins e à festa do boi.

A quarta alegoria, com um piano gigante e instrumentos musicais, mostrou a superação através da música.

O velejador Lars Grael, que perdeu uma perna ao ser atropelado por uma lancha, foi o destaque de um tripé em forma de barco a vela. Outro tripé veio homenageando as mães, representadas por Lucinha Araújo, 75, mãe de Cazuza. “O enredo tem tudo a ver com a minha vida. Não é só superação, é aceitação face ao inevitável”, disse ao UOL.

O quarto carro trouxe um jogo de basquete com seis atletas da seleção brasileira paralímpica. Já a quinta alegoria lembrou as bombas atômicas lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Outro povo sofrido, os judeus, vítimas do Holocausto, foi homenageado no sexto carro.

O sétimo carro, “Sou Brasileiro e Não Desisto Nunca”, colocou um ônibus na avenida para fechar o desfile com uma homenagem à persistência do povo brasileiro.

Entre os destaques, estiveram também as apresentadoras Ana Furtado, rainha da bateria do mestre Ciça, Luciana Gimenez, madrinha, e Ana Hickman, e a atriz Adriana Lessa. Com uma fantasia de pelo menos mil penas pretas de faisão e bota de oncinha, Adriana saiu no chão, na frente do quinto carro, representando festas africanas, em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela.

Segundo dia de desfiles no Rio
São Clemente abriu a segunda noite de desfiles do Carnaval carioca. Com o samba-enredo “Uma Aventura Musical na Sapucaí”, a escola de Botafogo, na zona sul do Rio, lembrou grandes espetáculos nacionais como “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque, e “Sassaricando”, da historiadora Rosa Maria Araújo.

Com Londres no enredo e Letícia Spiller na avenida, a União da Ilha cantou “De Londres ao Rio: Era uma vez… uma Ilha”. Durante o desfile, houve referências a grandes músicos ingleses, entre eles Amy Winehouse e os Beatles. Até o famoso chá inglês ganhou sua própria ala, com homens vestidos de xícara.

Terceira escola a desfilar, a Salgueiro colocou repentistas, padres, jagunços e outras figuras da literatura de cordel para sambar. Como em 2011, porém, a agremiação do Andaraí teve problemas com o tamanho das alegorias. O primeiro carro acabou tendo de recuar, e o segundo, um enorme pavão, também provocou dificuldade.

Mangueira entrou na avenida à 1h35. Mantendo o foco na raiz do samba, a Estação Primeira fez uma reverência ao tradicional bloco carnavalesco Cacique de Ramos, que completou 50 anos em 2011, com o samba “Vou Festejar! Sou Cacique, Sou Mangueira!”. A nata do samba carioca esteve presente: Beth Carvalho, Alcione, Jorge Aragão e Dudu Nobre. A ex-morena do Tchan Scheila Carvalho veio como madrinha das musas da escola.

Por volta de 20 minutos de desfile, a bateria fez uma parada de cerca de 2 minutos, que durou toda a extensão do samba e fez o público cantar junto com a escola. Antes, a escola já havia feito uma primeira “paradinha”, mais curta e não-programada, causada por um problema no carro de som, que logo foi resolvido.

Com o carnavalesco Paulo Barros, a Unidos da Tijuca celebrou o cantor e compositor Luiz Gonzaga, no ano do centenário de seu nascimento. Como destaque, a modelo Gracyanne Barbosa exibiu seu corpão como rainha da bateria do mestre Casagrande.

Fonte: UOL Carnaval

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.