Greve da Refinaria vai parar no Planalto

Depois que pela terceira vez um acordo entre empresas e Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada de Pernambuco (Sintepav-PE) foi ignorado pela massa de 51 mil operários da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e PetroquímicaSuape (PQS), a greve de 16 dias nos dois maiores empreendimentos do Estado foi parar no Palácio do Planalto, em Brasília

. Hoje, às 9h, o Sindicato Nacional das Indústrias de Construção Pesada (Sinicon) vai apresentar o cenário desgastado de negociações no Complexo de Suape ao assessor especial para área sindical da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo.


A reunião contará ainda com a participação da Petrobras. A esperança é que do encontro saia a quarta tentativa de fazer as obras voltarem ao normal. A reunião de emergência nasce fadada ao fracasso. Apesar de convocada, o presidente em exercício da Força Sindical no País, Miguel Torres, avisou que a entidade não vai comparecer.

“Já cumprimos o nosso papel. Fizemos o melhor acordo do País. As empresas flexibilizaram ao máximo. O que está acontecendo é um grupo de pessoas, 16 para ser mais exato, trabalhadores ou não, usando de violência para parar. Se o governo federal resolvesse alguma coisa, as greves no serviço público já teriam acabado. Não tem jeito”, resumiu.

 A teoria de um “grupo terrorista” infiltrado nas obras é alimentada também pelas empresas e veio à tona ainda no primeiro dia de problemas, o 31 de julho, quando operários foram forçados a abandonarem seus postos.

Ela foi utilizada mais uma vez ontem para camuflar um outro problema: empresas e Sintepav- PE cantaram vitória antes da hora e esqueceram de explicar com cuidado o acordo aos  erários (ver matéria ao lado). Em reserva, alguns diretores de grupos a frente de obras da Rnest afirmam que nem se todos os dias fossem abonados haveria jeito, já que uma minoria agressiva tem rechaçado qualquer acordo.

“O que existe é uma fábrica de boatos. Alertaram sobre possíveis demissões, quando não faríamos isso nesse momento. Ou você acha que as empresas jogariam gasolina na fogueira”, comentou um executivo.

Advogada do Sinicon, Margareth Rubem, também voltou a mencionar que um grupo isolado tem feito de tudo para dificultar a volta à normalidade nas obras. “O acordo foi excepcional. Os ônibus rodaram, houve alimentação, policiamento. Mas a Rnest como um todo foi vítima da desobediência de um grupo menor”, definiu.

Torres engrossou as queixas: “Se você ver o vídeo de assembleias passadas vai identificar que é sempre um mesmo grupo. Fizemos as denúncias ao vice-governador do Estado, João Lyra, pedimos que a polícia utilizasse seu serviço de inteligência”. Rebateu ainda as críticas de que não houve avisos suficientes aos operários.

“Colocamos mais de 100 homens das nossas comissões para fazer a divulgação”, justificou. Hoje, o expediente na Rnest e PQS é só para empregados da área administrativa, refeitório e empresas terceirizadas de serviços gerais. Motoristas de ônibus pressionaram novamente as empresas de transporte e decretaram que só voltam a conduzir os operários quando a novela chegar ao fim.

 “Não dá para por em risco a integridade física dos motoristas, que já chegaram a apanhar na cara de homens encapuzados”, resumiu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário, de Turismo e Fretamento (Sintrastur), Paulo do Espírito Santo.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.