Greve de motoristas e cobradores reduz 70% dos ônibus em MG
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Belo Horizonte (STTR-BH) informou que apenas 30% dos ônibus circulam pela capital mineira na manhã desta segunda-feira, o que corresponde a cerca de 900 veículos. O restante (2,1 mil) está parado nas garagens. A escala mínima de trabalhadores foi mantida em cumprimento à legislação. Todos os dias, 1,6 milhão de passageiros utilizam o transporte coletivo feito por ônibus em Belo Horizonte. O STTR-BH não tem dados da paralisação nas cidades da região metropolitana.A greve dos cobradores e motoristas foi anunciada na última sexta-feira, depois de ser aprovada em duas assembleias. A categoria reivindica reajuste salarial de 49%, 30 folhas de tíquete-alimentação no valor de R$ 15, a instalação de banheiros femininos nos pontos finais, jornada de trabalho de seis horas diárias e o fim do banco de compensação de horas.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) ofereceu 13% de aumento, condicionados ao aumento de 20 minutos na jornada de trabalho, o que desagradou os representantes do STTR-BH. “A gente não aceita que sejam retirados os direitos dos trabalhadores”, disse o presidente do sindicato, Ronaldo Batista. “Só vamos retornar ao trabalho em escala completa quando as negociações forem reabertas.”
Segundo a Polícia Militar, a paralisação provocou tumulto apenas em Venda Nova, na região norte de Belo Horizonte, onde dois homens foram presos após retirar as chaves de dois ônibus e fugir.
A corporação e a Bhtrans, empresa que gerencia o trânsito da capital mineira, informaram que foi feito um planejamento prévio para monitorar o movimento dos grevistas e minimizar os problemas no trânsito de BH, provocado pelo aumento do número de veículos nas ruas. De acordo com dados da Bhtrans, na capital circulam diariamente 3.010 ônibus, que fazem 27,5 mil viagens por 296 linhas.
Fonte: Terra
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário