Guatemala nega asilo, e McAfee vai parar no hospital

Após desmaio, McAfee é levado a hospital na cidade da Guatemala

O milionário americano John McAfee, preso na Guatemala há dois dias por entrar no país ilegalmente, teve seu pedido de asilo político negado pelo governo guatemalteco nesta quinta-feira. Horas depois do comunicado do presidente Otto Pérez Molina, ele sofreu um colapso nervoso e desmaiou em um centro para imigrantes ilegais, para onde foi levado pela polícia após ser detido em um hotel.

McAffe, de 67 anos, foi então transportado a um hospital para ser submetido a exames. “(Ele) não pode se movimentar, diz que o peito e o coração doem, mas está consciente”, relatou Carla Paz, uma das advogadas do americano. Outro defensor de Mcafee, Telésforo Guerra, explicou à imprensa que seu cliente sofre de problemas cardíacos e, por isso, precisa de assistência médica.

Após examiná-lo, o médico do hospital da Polícia Nacional Civil (PNC), na cidade da Guatemala, afirmou que o multimilionário está com hipertensão arterial e apesenta sinais de ansiedade. Mas os testes revelaram que McAfee não possui problemas no coração. Recuperado do colapso, ele foi levado de volta ao centro de imigrantes ilegais, onde aguarda a provável aprovação da sua extradição ao vizinho Belize, onde a polícia quer interrogá-lo sobre um homicídio.

Asilo – Envolvido em um caso com elementos de perseguição, morte e intriga internacional, McAfee chegou à Guatemala após fugir de Belize, onde se radicou em 2008. Há duas semanas, ele é procurado pelas autoridades para ser ouvido  sobre o homicídio de seu vizinho, o americano Gregory Faull, de 52 anos, ocorrido há um mês. Alegando estar sendo perseguido pelo governo, o milionário solicitou asilo na Guatemala, pedido negado nesta quinta.

“Nossa decisão é não autorizar o asilo que (McAfee) está pedindo”, declarou o presidente Otto Pérez Molina à imprensa no Palácio Nacional da Cultura, sem explicar os motivos. O chanceler guatemalteco, Harold Caballeros, assegurou que nas próximas horas McAfee será entregue às autoridades de Belize. Caballeros argumentou que a expulsão do americano se deve ao fato de ele estar “de forma ilegal na Guatemala”.

“Como cidadão americano ele poderia ter entrado por uma fronteira sem necessidade de visto, mas fez isso ilegalmente e a Migração tem o direito de expulsá-lo”, sustentou. O chanceler explicou ainda que o governo de Belize enviou à chancelaria da Guatemala uma nota na qual requer McAfee para interrogá-lo sobre o assassinato de Gregory Faull.

Desaparecimento – O caso ganhou repercussão internacional há duas semanas, após o excêntrico milionário desaparecer quando era procurado pela polícia de Belize para interrogatório. Por meio de um blog, ele deu pistas falsas sobre seu paradeiro e acusou o governo de persegui-lo. “É um governo muito corrupto que enviou seus soldados para me perseguir porque decidi deixar de apoiá-lo com dinheiro”, escreveu.

McAffe alega inocência: “Não tenho nada a ver com a morte dele (o vizinho Gregory Faull)”, afirmou na internet em mensagem para a família de Faull. “Perdi cinco parentes próximos nos meus 67 anos e sei que vocês estão sofrendo”. disse McAffe, que fundou a empresa de antivírus em 1987 e vendeu sua parte na companhia em 1994.

FONTE: VEJA

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.