Guia de viagem: Barclays Cycle Hire

Londres é uma das poucas cidades do mundo que pode se orgulhar de ter transformado seu sistema de transporte em uma espécie de atração turística. O  metrô, conhecido por aqui como Underground, foi inaugurado em 1863 (é o mais antigo do mundo) e é praticamente uma cidade dentro da cidade, com seus 400 km de trilhos. As estações viram pontos de encontro, as baldeações são como atalhos e o alerta para que se tome cuidado com o espaço entre o trem e a plataforma – “mind the gap” – estampa camisas e canecas em lojas de souvenires.

Nas mesmas lojas, aliás, você irá encontrar miniaturas dos double deckers, os inconfundíveis ônibus vermelhos de dois andares da capital. Em algumas regiões, sentar-se no andar de cima confere a um deslocamento corriqueiro ares de passeio turístico. Não é difícil também encontrar miniaturas dos black cabs, os táxis da capital, fabricados sob medida para ter a aparência de antigos. Utilizar esses meios de transporte faz parte da experiência londrina.

Mas sou da opinião de que a melhor maneira de conhecer algumas cidades é de bicicleta – e Londres é uma delas. A metrópole é grande demais para ser percorrida a pé, mas tem topografia plana, ideal para se pedalar. Sobre duas rodas, é possível descobrir lugares que passariam despercebidos entre uma estação e outra do metrô, ou que não estariam na rota de um ônibus. Na maioria das vezes, a bicicleta é mais rápida que os meios de transporte convencionais – especialmente em distâncias mais curtas, de até 10 km.

E além de tudo, Londres é uma cidade relativamente segura para se pedalar. Tenho amigos dinamarqueses e holandeses que discordam veementemente desta afirmação, mas é tudo uma questão de perspectiva. Londres de fato carece de mais ciclovias, mas para quem está habituado à hostilidade dos motoristas brasileiros em relação aos ciclistas, a capital inglesa parece um paraíso. Desde que se use equipamento adequado, como capacetes e luzes de segurança, e que se tenha prudência, não vejo motivos para evitar a bicicleta.

Desde 2010, Londres passou a ter uma ótima opção para seus moradores, que parece feita ainda mais sob medida para quem a visita. A cidade lançou seu sistema de aluguel de bicicletas – o Barclays Cycle Hire, que leva o nome do banco que o patrocina. Com mais de 8000 bicicletas, o sistema foi um sucesso instantâneo e rendeu dividendos ao prefeito que a lançou, Boris Jonhson – que acaba de se reeleger. As bicicletas são informalmente conhecidas como “Boris bikes”.

O grande mérito do sistema é a simplicidade para usá-lo. Em algumas cidades, como Barcelona, o aluguel é limitado aos moradores da cidade. Em Londres (assim como no recém lançado BikeRio, no Rio de Janeiro), o usuário eventual também é contemplado. Sem necessidade de cadastro, basta utilizar um cartão de crédito para alugar a bicicleta.

Há duas taxas diferentes. A primeira é a de acesso, e você pode escolher entre 24 horas (1 libra) e sete dias (5 libras). A segunda taxa é a de aluguel, calculado pelo período entre a retirada e a devolução da bicicleta, que pode ser feita em qualquer uma das 570 estações da cidade.

A primeira meia hora de uso é gratuita, e paga-se 1 libra por até uma hora de acesso. O período máximo de utilização é de 24 horas e custa 50 libras. Pode parecer caro, mas a grande maioria dos percursos pode ser feita em menos de meia hora, período pelo qual o aluguel é gratuito. Na prática, você pode fazer várias viagens curtas durante um dia, pagando apenas a taxa de acesso de 1 libra.

Inicialmente limitado à região central de Londres, o programa já passou por sua primeira expansão, rumo ao leste da cidade. Já existem algumas estações próximas ao Parque Olímpico, mas se você decidir usar a bicicleta como meio de transporte para assistir às competições, prepare-se para caminhar cerca de 20 minutos até a entrada do parque.

Sendo a sustentabilidade uma das bandeiras levantadas recentemente pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), levar as bicicletas ao Parque Olímpico teria atraído a simpatia do público e dos demais envolvidos na organização. Mas é provável que tenha sido levado em conta o fato de os Jogos de Londres serem patrocinados pelo Lloyds TSB. O banco seguramente não ficaria satisfeito ao ver o parque com bicicletas que estampam a marca de um concorrente.

Barclays Cycle Hire
Taxa de acesso:
24 horas: 1 libra
7 dias: £5
Anual: £45

Taxa de aluguel:
Até 30 minutos: gratuito
Até 1 hora: £1
Até 1:30: £4
Até 2h: £6
Até 2h30: £10
Até 3h: £15
Até 6h: £35
Até 24h (máximo): £50

Fonte: Veja

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.