Há 51 anos, homem constrói catedral por conta própria na Espanha

Vista frontal da Catedral de Justo Gallego (Foto: Érica Chaves/G1)Assim como em Barcelona existe a Sagrada Família, o projeto inacabado de Antoni Gaudí,  outra cidade espanhola tem uma catedral em construção há décadas. Mas, neste caso, a história chega a ser ainda mais incomum: a catedral em Mejorada del Campo, uma pequena cidade no entorno de Madri, está sendo construída há 51 anos pela iniciativa de um único homem.

Ele se chama Justo Gallego Martínez e tem 87 anos. A ideia de erguer um templo surgiu em 1961, quando ele foi expulso de um convento da Igreja Católica para que sua tuberculose não contaminasse outros padres. Depois desta decepção, ele decidiu dedicar sua vida a Deus por meio da construção de uma catedral.

Justo não é arquiteto nem engenheiro. Abandonou os estudos ainda criança, durante a Guerra Civil espanhola, mas com fé, esforço e ajuda de voluntários tenta levar seu sonho a cabo. Alguns o chamam de Dom Justo e outros, de Louco da Catedral.

'Dom' Justo Gallego, também conhecido como o 'Louco da Catedral'  (Foto: Érica Chaves/G1)
‘Dom’ Justo Gallego, também conhecido como o ‘Louco da Catedral’ (Foto: Érica Chaves/G1)
Após 51 anos trabalhando de sexta a sábado, por cerca de 10 horas diárias, não é de se estranhar que sua vida se confunda com a rotina da construção. “O homem é capaz de fazer tudo o que quiser. Eu produzo duas maravilhas: o bem para as pessoas e a catedral”, filosofa.

Mesmo sem estar terminada, ela já recebe turistas de todas as partes para ver o que um homem pode fazer. “Desde 2005, quando ele gravou uma propaganda para uma marca de refrescos, recebemos muito mais turistas. Agora, Mejorada del Campo é conhecida no mundo todo”, conta Cristina Carrascosa, prefeita da cidade.

O local escolhido é a cidade natal de Justo Gallego, que fica a 22 quilômetros de Madri. Curiosamente, a catedral de Justo está sendo erguida na Rua Arquiteto Gaudí.

Logo à primeira vista, o visitante se depara com um edifício cheio de detalhes, ainda que claramente esteja longe de estar terminado.

Justo Gallego em sua catedral (Foto: Érica Chaves/G1)Justo Gallego em sua catedral
(Foto: Érica Chaves/G1)

Do lado de fora, e contíguos à entrada principal, estão o batistério – para que todos entrem na igreja já batizados, como na época do Império Romano – e as estátuas de Santiago Apóstolo, à direita, e da Virgem do Pilar à esquerda. É para ela, padroeira da Hispanidade, que Justo Gallego dedica sua construção.

“No dia da Virgem – 12 de outubro – orientei a catedral para que estivesse apontando para Jerusalém e comecei a nivelar o terreno. Daí sairia minha catedral”, explica Justo.

Impressiona o pé direito de quase 40 metros de altura. No centro da catedral, há um altar esférico. Falta terminar a sacristia e a abóboda central, e colocar os vidros nas janelas, cujas cores predominantes serão o amarelo e o vermelho.

No subsolo, está a cripta cuja saída desemboca em um pátio que dará lugar a um jardim. De lá, se avista, em outra parte do terreno, um edifício com cinco quartos, salas para reuniões e uma biblioteca.

São 8 mil metros quadrados em constante transformação. Apesar da complexidade, não há nenhum projeto em papel. O criador afirma que está tudo na sua cabeça. Ele também conta, para quem duvida da segurança do local, que encontrou em livros sobre catedrais e castelos tudo o que era necessário saber e consultou profissionais em momentos-chave do processo.

Trabalho não tão solitário
A maior parte do dinheiro para levantar a catedral em Mejorada del Campo sai do bolso de Justo, que financia o projeto com o aluguel e venda de terrenos de propriedade da sua família.

A catedral também recebe doações de dinheiro e material de construção novo e descartado de outras obras. Como o  espanhol já tem 87 anos, aceita de bom grado a ajuda de voluntários que trabalhem com ele, mesmo que apenas por alguns dias. Angel López, por exemplo, doa sua mão-de-obra há 22 anos. Como braço direito do criador, é responsável por sua comida, medicamentos e roupas. E, claro, conhece cada detalhe da catedral. “Se tivéssemos dinheiro, com o nosso ritmo, poderíamos terminar em três anos”.

“Caso chegue o dia em que Justo não possa seguir, eu trabalharei. Estarei aqui até o fim”, completa Angel. Apesar de tantos anos de dedicação, o futuro da catedral é incerto. A obra não tem alvará da prefeitura e a Igreja não apoia o ex-seminarista. Por isso, possivelmente não dará autorização para que ocorra uma missa católica no local sonhado por Justo Gallego.

Catedral de Justo Gallego
Calle Arquitecto Gaudí (esquina com a calle Santa Rosa), Mejorada del Campo, Madri.

Como chegar: A melhor maneira de chegar em Mejorada del Campo é saindo de carro por uma das autovias de Madri até alcançar a Radial 3. A saída para o centro de Mejorada está bem sinalizada e é fácil ver a enorme construção. De transporte público, a estação de metrô mais próxima é a de Hospital del Henares, de onde é preciso pegar um táxi (que custa cerca de 35 reais) até a catedral.
Horário: Todos os dias das 9h às 18h30. Entrada gratuita.
Site: http://www.catedraldejusto.com/

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.