Homenagens para Dom Helder Câmara começam nesta sexta
Treze anos depois, o legado de Dom Helder Câmara perdura. Nesta sexta-feira (24), começará o ciclo de homenagens ao religioso. As atividades devem seguir durante toda a semana no Recife e em Olinda, cidades onde o religioso foi arcebispo.
A primeira celebração acontece a partir das 19h, na Igreja das Fronteiras, no bairro do Derby, local onde passou seus últimos anos de vida.
A trajetória de Dom Helder está relatada na obra “Memórias que Anunciam o Futuro”, do bispo Dom Clemente Isnard, seguidor do religioso e um de seus maiores aliados na defesa de idéias durante o Concílio Vaticano II.
No próximo domingo (26), haverá uma missa de celebração à vida também na Igreja das Fronteiras, às 11h. Estão sendo esperados 200 peregrinos cearenses que anualmente comparecem na homenagem o conterrâneo.
Na segunda (27), data exata dos 13 anos de morte de Dom Helder, a partir das 9h, na Igreja da Sé, haverá uma celebração comandada pelo arcebispo Dom Fernando Saburido. Neste dia, deverá acontecer o traslado dos restos mortais do religioso para uma capela lateral dentro da mesma catedral, juntamente com os ossos de dois de seus colabroadores mais próximos ao longo da sua trajetória religiosa em Pernambuco: Dom José Lamartine e do Padre Henrique.
Na quarta (29), no auditório do sexto andar da Assembleia Legislativa de Pernambuco, amigos de Dom Helder, artistas populares e voluntários do Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário farão uma homenagem ao arcebispo juntamente com o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que morreu há 15 anos.
Fonte: Diário de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário