“Horário eleitoral gratuito é determinante na disputa municipal”, diz especilista
Na última eleição municipal, em 2008, os pouco conhecidos candidatos a prefeito Marcio Lacerda (PSB), em Belo Horizonte, e João da Costa (PT), no Recife, subiram em média nove pontos percentuais nas pesquisas de opinião em apenas oito dias depois de iniciada a campanha eleitoral no rádio e na TV.
A propaganda neste ano nas emissoras começará na terça-feira, quando se iniciam as exibições do chamado horário eleitoral gratuito, com blocos de 30 minutos, e as inserções (ou “spots”), de 30 segundos, veiculados em meio aos anúncios comerciais.
Para Lavareda, a propaganda na TV é ainda mais importante nas eleições a prefeito do que para presidente da República e governador, devido ao que considera uma distorção na legislação.
Enquanto os demais candidatos majoritários dividem o total de 2,7 mil inserções com os concorrentes a deputado federal, estadual e senador, os postulantes a prefeito tem um “latifúndio”, pois não precisam compartilhar os spots com os candidatos a vereador.
“Na eleição para prefeito, com poucos dias de campanha, as curvas de intenção de voto sofrem mudanças imediatamente. É uma avalanche de propaganda capaz de tornar um desconhecido em celebridade em apenas uma semana”, afirma Lavareda, um dos organizadores do livro “Como o eleitor escolhe seu prefeito” (Editora FGV).
Tal monopólio seria o principal responsável pela rápida difusão da imagem dos candidatos a prefeito com maior número de inserções. O maior volume de propaganda se juntaria à maior eficácia dos spots em relação ao tradicional horário eleitoral.
Fonte: Blog Folha
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário