IFPE oferece mais de 6 mil vagas em seu primeiro vestibular unificado
Em seu primeiro vestibular unificado, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) irá oferecer 6.842 vagas, entre cursos técnicos e de formação superior, com provas no dia 16 de dezembro. O período de inscrição começa em 1º de outubro e segue até dia 18 do mesmo mês e deve ser feito através da internet. O edital será publicado na próxima sexta-feira (21).
Ao todo, serão destinadas 1.364 vagas aos cursos superiores, sendo 664 com ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa o Enem como forma de avaliação, para o segundo semestre. As outras 700 vagas, com ingresso na primeira entrada, serão para candidatos selecionados por meio do vestibular tradicional.
Para os cursos técnicos são oferecidos 5.478 vagas, sendo 3.776 para os que já concluíram o Ensino Médio; e as outras 1.702 para aqueles que irão cursar o Ensino Médio também no IFPE. As oportunidades são tanto para cursos presenciais quando à distância. Os valores das inscrições são de R$ 20 para cursos técnicos e R$ 40 para os superiores.
Entre as novidades para 2013 está o sistema do processo de seleção, que agora acontecerá de maneira classificatória, sem ponto de corte. A prova deve seguir o modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com questões contextualizadas e ligadas ao cotidiano dos vestibulandos. Para o nível superior, a prova consiste em 50 questões e uma redação, que responde por 20% da nota total. Já para técnico, são 30 questões.
ISENÇÃO E COTAS
Para o aluno que não tem condições financeiras de arcar com o valor da taxa de inscrição, é possível requerer isenção de pagamento. Serão concedidas 4.700 isenções – sendo 300 por campi e para os polos de educação à distância; a exceção é o campus Recife, que terá 2 mil isenções. Os interessados devem se dirigir aos campi e polos, no período de 24 a 26 de setembro, para realizar a solicitação, com entrega de requerimento e documentação a ser analisada pelo Serviço Social da instituição. Ainda que o estudante consiga a isenção, ele deve fazer a inscrição no vestibular na mesma época que os demais.
Além de inscrições com isenção, metade das vagas entram no sistema de cotas, destinadas aos alunos da rede pública de ensino nos níveis municipal, estadual e federal. O IFPE ainda inicia um modelo de subcota, que destina 25% das cotas para beneficiar estudantes da zona rural interessados em cursos ligados à área de agricultura – superior de Agronomia e técnicos de Agroindústria, Agricultura, Agropecuária e Zootecnia – nos campi Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão.
Fonte: Folha PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário