Imagens do Carnaval de Pernambuco em exposição nos Estados Unidos

Assim como milhares de visitantes de outros Estados e países, o fotógrafo norte-americano Jason Gardner, morador de Nova Iorque, apaixonou-se imediatamente pelo festival de sons e cores do Carnaval de Pernambuco. Tanto que, nos últimos nove anos, ele sempre voltou para reviver as sensações da nossa maior festa popular e, claro, para registrar em imagens suas diversas manifestações culturais. O conjunto do seu trabalho – intitulado A flower in the mouth (Uma flor na boca) – está em exposição desde o dia 14 deste mês no Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles.

Além disso, Jason pretende publicar um livro com fotografias, entrevistas e seus próprios relatos. A obra, em suas palavras, “mostrará o rico patrimônio cultural de Pernambuco, uma região muitas vezes negligenciada por visitantes internacionais”.

As aventuras do americano por Pernambuco começaram em outubro de 2004. Jason Gardner conversara com diversas pessoas, incluindo importantes etnomusicólogos especializados em Brasil. Sua intenção era realizar um estudo profundo de algum localidade brasileira ainda pouco conhecida do resto do mundo. “Todos eles me indicaram Pernambuco”, conta.

O fotógrafo chegou aqui, pela primeira vez, em período de baixa estação. Mas a experiência foi proveitosa: ele conversou com diversos músicos que o aconselharam a experimentar as expressões populares da cultura pernambucana em toda sua plenitude. Dessa forma, decidiu que tinha que voltar para conhecer Carnaval.

“Foi uma maratona de quatro dias, um tesouro de estilos musicais únicos, tudo gratuito e ao ar livre. É um Carnaval democrático e autêntico, repleto de temáticas e conceitos, no qual bairros e comunidades se juntam para celebrar, quer seja em uma pequena rua de algum bairro ou no Galo da Madrugada”, relata.

Jason Gardner diz ter se impressionado com o orgulhoso que os pernambucanos demonstram por sua cultura, “que é não apenas vibrante, mas bastante diversa”, reforça.

SEMELHANÇAS

Jason enxerga muitas similaridades entre os festejos carnavalescos realizados aqui na cidade de Nova Orleans, na Louisiana. Lá, as pessoas costumam se preparar o ano inteiro para desfilar nos eventos que acontecem entre dezembro e janeiro. “Além disso, os caboclos de lança (do maracatu de baque solto) me lembram bastante os índios do Mardi Gras. Já os negros mantêm a tradição de, anualmente, criar fantasias e desfilar para homenagear os nativos que ajudaram os escravos fugitivos” conta.

O fotógrafo americano está fazendo uma campanha online, via financiamento coletivo (crowdfunding), para publicar e distribuir seu livro de antropologia visual nos Estados Unidos, Europa e Brasil.

Fonte: JConline

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.