Impasse em Suape não avança em reunião com ministro do Trabalho

Permanecesse o impasse entre os funcionários das obras da Refinaria Abreu e Lima e da Petroquímica no Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Grande Recife, representados Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE), e o patrões, representados pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon). Uma reunião na segunda-feira (12), que contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Leonel Brizola Neto, durou aproximadamente sete horas, terminando após as 23h.

O encontro aconteceu na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Desde o dia 30 de outubro, os cerca de 54 mil trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima e Petroquímica Suape, que ficam no Porto de Suape, estão em greve. De acordo com o Sintepav, os trabalhadores pedem equiparação salarial entre a categoria.  Representantes dos trabalhadores e dos patrões já se encontraram em duas audiências no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), nos dias 5 e 9 de novembro, mas sem sucesso nas tentativas de conciliação. Por conta disso, o Tribunal marcou a audiência para esta terça (13).

O Sintepav-PE alega que o acordo assinado na última convenção coletiva, em agosto, garante a equiparação salarial entre as empresas de Pernambuco, difrença que chegava a 47% nas mesmas funções. “Os trabalhadores acabaram por fazer essa paralisação para obrigar as empresas a fazer essa equiparação”, explica Aldo Amaral, presidente do sindicato que representa os trabalhadores.

Amaral afirma ainda que esse não é o único problema enfrentado, que os trabalhadores estariam sendo perseguidos por policiais. “Estão acontecendo demissões, a gente veio denunciar isso aqui. A polícia fica em cima dos trabalhadores, não os deixa fazer a greve, que é um direito que eles têm. E nós estamos aqui lutando por um direito que nós temos, que está na convenção coletiva e assinada no Ministério do Trabalho”, defende o presidente.

A diretora de Relações Trabalhistas e Sindicais do Sinicon, Renilda Cavalcanti, alega que desconhece qualquer ação policial no canteiro de obras. “Não tenho conhecimento nenhum de que a polícia esteja trabalhando lá. Com relação às demissões, não foram demissões injustas. Foram demissões por conta de mobilizações, que é uma coisa natural em qualquer obra”, diz Renilda.

Greve em agosto
Os cerca de 54 mil trabalhadores que atuam nas obras da Refinaria Abreu e Lima e PetroquímicaSuape ficaram em greve do dia 1º ao dia 16 de agosto. No dia 8, o clima começou a ficar mais tenso no complexo após uma assembleia realizada pelos operários, uma vez que os patrões queriam descontar os dias paralisados. Houve quebra-quebra e ônibus foram queimados. No dia 10, os trabalhadores foram liberados pelas empresas, que estavam com receio de novos tumultos. No dia 13 de agosto, o Sintepav orientou os trabalhadores a não voltarem aos postos, por considerar injusta a decisão de descontar os dias paralisados, já que os tumultos teriam sido promovidos apenas por um grupo. O sindicato dos trabalhadores e das empresas entraram em acordo na noite do dia 15, depois de dias de reuniões sem avanços na negociação.

Fonte: G1 PE

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.