Implantação de valva cardíaca através da pele é realizada pela 1ª vez em Pernambuco

Muitos pernambucanos nem sequer imaginavam, mas, dentro de uma sala de cateterismo cardíaco do Hospital Memorial São José, no Centro do Recife, a medicina do Estado iniciava um fato histórico na manhã dessa sexta-feira (17).

Uma nova valva foi introduzida no coração do aposentado Antônio Tiburtino da Silva, 81 anos. Até aí, nenhuma novidade. O que mudou foi o procedimento: em vez de ter que abrir o peito do paciente para poder introduzir o dispositivo, a equipe médica apenas o impulsionou através de uma artéria pulmonar com um simples corte na pele.

A doença que motivou o implante percutâneo de valva aórtica, como é chamado o procedimento feito pela primeira vez em Pernambuco, foi uma estenose aórtica severa, que atinge idosos. Em outras palavras, a valva que permite a passagem do sangue oxigenado para a artéria aorta de Antônio Tiburtino estava tão estreitada que o bombeamento não era feito regularmente.

Depois de ser introduzida, ainda em tamanho reduzido, a nova valva, uma prótese da CoreValv, feita de pericárdio de porco, a membrana que envolve o coração do animal, foi empurrada através de um catéter até o coração, onde se expandiu, esmagando a valva desgastada contra a parede do órgão e tomando o seu lugar.

Todo o processo durou aproximadamente duas horas. “A enfermeira me fez duas perguntas e depois dormi. Acordei mais ou menos duas horas depois já desse jeito que estou agora, muito bem. Até comi feijão no mesmo dia”, relata o paciente.

Apesar da aparente melhora apresentada por Antônio Tiburtino depois de ser submetido ao novo procedimento, o cardiologista responsável, Flávio Roberto Oliveira, alerta que essa “uma técnica de exceção”, ou seja, não deve ser utilizada na maior parte dos casos de estenose aórtica severa. “Não é simplesmente por ter agravantes que o paciente deve ser submetido ao implante. A cirurgia cardíaca é muito eficaz na maior parte dos pacientes”, explica o médico, que só indica o novo método para pacientes com intervenções mais fortes contraindicadas.

Cinco dias depois de ser submetido ao procedimento inédito no Estado, Antônio Tiburtino já recebeu alta na tarde desta quarta-feira (22). Otimista com o resultado, o aposentado afirma que acredita até já estar curado. Apesar de estar sempre chorando de emoção no apartamento onde está no Memorial São José, faz questão de frisar que todas as lágrimas derramadas são de alegria.

Por causa da doença, há quase 1 ano Antônio Tiburtino sofria com dores constantes no coração. “Eu sentia muito cansaço. Ficava me acabando com a dor tomando o meu coração, apertando o meu peito”, relembra. Foram meses saindo de Vitória de Santo Antão, município da Zona da Mata onde mora com a família, para ser internado em hospitais particulares na capital. Segundo o dr. Flávio Roberto Oliveira, se não houvesse melhora, o paciente provavelmente teria apenas cerca de dois anos de vida.

Como se não bastasse esse problema no coração, uma obstrução crônica pulmonar causada por anos de cigarro e exposição a produtos químicos, além do trauma de uma ponte de safena durante a qual o aposentado sofreu um Acidente Vascular Cerebral, resultaram em uma probabilidade de a cirurgia convencional representar mais de 20% de risco.

Para ajudar no procedimento inédito, o médico trouxe ao Recife, como orientador, o Dr. Marcos Antônio Perin, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com quase 100 implantes percutâneos realizados no currículo. Em SP, o novo procedimento já é oferecido gratuitamente. A equipe foi composta por muitos outros médicos. “Havia tantos médicos para acompanhar que não sei como coube aqui. Estamos de parabéns agora que vou entrar para a História”, brinca o aposentado.

ENTRAVES – Apesar das vantagens apresentadas pela técnica, há alguns problemas que, nos cerca de 10 anos de experiências fora, a impossibilitaram em Pernambuco. Um deles é a burocracia para que os planos de saúde autorizem o implante.

Antônio Tiburtino precisou de um ano e uma liminar judicial para ter essa parte do tratamento realizada pelo CapeSaúde. Para o Dr. Flávio Roberto Oliveira, o ideal é que o Estado capacitasse equipes e comprasse as próteses para que a população pudesse ter acesso gratuito ao novo procedimento, que tem custo de mais de R$ 100 mil.

“É importante pensar também que, por ser um método muito novo, ainda não se sabe se é capaz de proporcionar expectativa de vida a longo prazo. Como em doentes de mais idade a intenção primordial é garantir qualidade de vida, só é aplicado para eles. A medicina não tem muitas certezas, mas deve buscar a redução dos riscos”, completa.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

e foi meu pai graças a Deus foi um milagre,não acredito que ele esta bom antes de oito dias !!!

I am exploring the Internet as I never have berfoe. I have more time since I reitred. I am reading blogs on many topics, and commenting too. Your blog is not like most of the blogs that I read on the Internet, and I like the style of what you are presenting here. I am approaching this from all sides, sonce I recently started my own website with its own blog. I put my site and email in the allocated spaces. I hope you approve that I did this. It seems to be customary so I went ahead with it. TheVeryBest2You 13 12

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.