Importante dicionário chinês exclui equivalente à palavra ‘gay’

Foto: WikiCommonsA recém publicada edição de um dos mais importantes dicionários da China já está sendo alvo de críticas de ativistas de direitos humanos.

Eles reclamam que a publicação excluiu a definição da palavra comumente usada por homossexuais chineses para o termo “gay”.

A palavra é “tongzhi”, que primariamente significa “camarada”, também usada por décadas como forma de tratamento entre os comunistas.

A recém-revisada sexta edição do Dicionário Contemporâneo Chinês tem 69 mil verbetes, 13 mil caracteres chineses e 3 mil novas frases.

Estão no dicionário expressões de internet como “geili” – que significa “incrível” – e termos como PM2.5, referende a uma medida de poluição.

Mas “tongzhi” – coloquialmente usada em chinês para a expressão “gay” – não está entre os verbetes.

O linguista Jiang Lansheng, um dos que trabalhou na nova edição, disse em uma entrevista à TV chinesa: “Nós sabíamos deste uso da palavra, mas não podemos incluí-lo.”

“Você pode usar a palavra como quiser, mas não vamos colocar este significado no dicionário porque não queremos promover este tipo de coisas.”

“Natural”

Para Ding Xueliang, professor de Ciências Sociais da Hong Kong University of Science and Technology, a atitude não surpreende.

“O uso de ‘tongzhi’ para descrever homossexuais começou em Hong Kong e Taiwan para fazer graça dos comunistas chineses”, ele disse à BBC Chinesa.

“Então, é bem natural que o governo chinês não queira este significado no dicionário”.

Mas ativistas estão em pé de guerra.

Um deles, com a identidade protegida pelo apelido “Nan Feng”, disse à agência de notícias oficial chinesa Xinhua ser inaceitável que o sentido “gay” de “tongzhi” não esteja no dicionário.

“Mesmo desejo”

“Tongzhi é o mais comum e não ofensivo termo usado para nos referirmos a homossexuais”, teria dito à agência.

Foto: WikiCommonsParada gay em Taipei, em Taiwan. Na vizinha China, porém, homossexualismo é proibido

A palavra padrão para “homosexual” em chinês é “tongxinglian”, cuja tradução literal é “amantes do mesmo sexo”. Mas muitos gays chineses a consideram um termo médico.

“Tongzhi” significa literalmente “mesmo desejo”.

Mas a omissão do Dicionário Contemporâneo Chinês não foi a primeira. Outro importante dicionário, o Xinhua Zidian, republicado em 2010, também exclui a definição.

Homossexualismo foi declarado ilegal na China em 1997, e por anos vem sendo descrito como desordem mental.

Mas o professor de Ciências Sociais Ding Xueliang acredita que os protestos contra a nova edição do dicionário sinalizam um aumento da tolerância em relação aos gays.

“Há uma solidariedade maior e até mesmo apoio aos gays”, ele diz. “Mas a China ainda tem muito a fazer em termos de garantir os direitos dos gays”.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.