Incêndio de grandes proporções atinge dois imóveis na Saara

Fogo atinge lojas na SaaraFoto: Reprodução / TV GloboO incêndio que atingiu, na manhã deste sábado, dois imóveis, entre os números 343 e 345 da Rua da Alfândega, no Centro da cidade, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 11h45m desta manhã. Homens das unidades do Centro, com apoio do Caju e Vila Isabel, apagaram as labaredas com o auxílio de seis viaturas, sendo uma dotada de escadas Magirus. Por volta das 13h30m, a laje de uma das lojas desabou, mas ninguém ficou ferido. A causa do incêndio pode ter sido um curto circuito em uma das lojas. A Rua Senhor dos Passos e a Praça da República já foram liberadas. Cerca de 30 homens do Corpo de Bombeiros efetuam a fase de rescaldo e a Defesa Civil ainda vai avaliar as necessidades de interdição.

De acordo com os bombeiros, o fogo se espalhou rapidamente. Dois imóveis teriam sido destruídos e três ficaram parcialmente atingidos. Entre 30 e 40 lojas tiveram que ser fechadas durante a ação, que bloqueou o quarteirão entre as ruas Tomé de Souza e Senhor dos Passos.

O Corpo de Bombeiros afirma ainda que o chamado foi recebido às 9h44m, sendo atendido dez minutos depois. No entanto, o presidente da Associação Comercial da Saara, Ênio Bittencourt, afirma que as viaturas demoraram 30 minutos. Ele diz ainda que o incêndio começou por volta das 9h30m, quando lojistas avistaram a fumaça no segundo andar de uma das lojas e acionaram imediatamente os bombeiros.

— Como pode um atraso desses? O Corpo de Bombeiros fica na Praça da República, é muito perto. Por que demoraram meia hora? Eles chegaram e ainda tiveram problemas com um equipamento que estourou e vazou água — conta ele, que completa: — Os comerciantes da Saara estão investindo constantemente em troca de fiação, mas, infelizmente, tragédias acontecem.

No momento em que o incêndio começou, todas as lojas funcionavam normalmente. Ênio Bittencourt estima que pelo menos 600 estabalecimentos tenham sido prejudicados. Em entrevista à Rádio CBN, ele disse ainda que os bombeiros tiveram dificuldades para conseguir água, porque na região não há hidrante. Um caminhão-tanque foi utilizado no combate das chamas.

O incêndio teria começado na loja de roupas infantis Bibinha. O proprietário Paulo Constantino Hijjar afirmou que o estoque do estabelecimento é altamente inflamável e que as roupas foram adquiridas para pagamento posterior em 30 e 90 dias. Visivelmente emocionado, ele lamentou o prejuízo.

Daniel Platt, do Centro de Pesquisas da IBM, afirma que este é um dos sábados mais importantes do ano para os comerciantes, que podem ter um prejuízo de até R$ 500 mil com a queda do movimento.

Incêndio destruiu lojas na véspera do Natal de 2007

Em 2007, na véspera do Natal, um incêndio de grandes proporções destruiu a Casa Cruz, tradicional papelaria no Centro, e o estoque da Casa & Vídeo da Rua Ramalho Ortigão, no Largo de São Francisco. O fogo começou por volta das 8h, nos fundos da papelaria, quando funcionários começavam a se preparar para abrir a loja.

De acordo com um funcionário da Casa Cruz, o incêndio teria sido provocado por um curto-circuito num ventilador do estabelecimento. O fogo se alastrou rapidamente e só foi controlado quatro horas depois. Setenta homens de seis quartéis do Corpo de Bombeiros ajudaram a debelar as chamas. Três pessoas, duas delas funcionárias da Casa & Vídeo, foram atendidas em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), intoxicadas com a fumaça.

O fogo ainda atingiu todo o estoque da Casa & Vídeo, que ficava no terceiro andar do prédio vizinho ao da Casa Cruz. As chamas atingiram também a parede lateral do Centro Empresarial Rio, que fica na Rua Uruguaiana, 39. Parte do reboco do prédio desabou, por causa do calor. O edifício, de 22 andares, também chegou a ser interditado pela Defesa Civil.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)


Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.