Inclusão de pessoas com síndrome de Down ainda é desafio para o Brasil

Qual o limite para o desenvolvimento de uma pessoa? E para o desenvolvimento de uma pessoa com síndrome de Down? Hoje sabe-se que a resposta para as duas perguntas é a mesma: não há limites. Mas nem sempre foi assim. O preconceito do passado fez com que inúmeras pessoas com Síndrome de Down não tivessem acesso ao estímulo necessário para o seu desenvolvimento cognitivo. Superado os preconceitos, hoje o Brasil tem o desafio de atender os 300 mil brasileiros com Down, segundo dados do IBGE. Nesta quarta-feira (21), o lançamento de um portal sobre o tema marcou o Dia Internacional da Síndrome de Down no Congresso Nacional.

 
O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, colocou a inserção de pessoas com Down no ensino regular como um dos principais desafios da educação no País. “Acreditamos que esse é o melhor caminho para a inclusão”, afirmou Mercadante.  De acordo com o ministro, em 2000, 81 mil crianças com algum tipo de deficiência frequentavam escolas, hoje esse número saltou para 558 mil crianças e jovens. Nesses números se inserem as pessoas com Down, que, como características da síndrome, apresentam retardo mental (de leve a moderado) e alguns problemas clínicos associados. Ainda segundo o Ministro, 378 mil crianças deficientes abaixo da linha da pobreza ainda estão fora das salas de aula.
Quem já superou essa etapa da escola, continua quebrando os limites. Segundo o Ministério da Educação, 18 jovens com síndrome de Down cursam ensino superior no País. Kallil Assis Tavares, de 21 anos, é um deles. O jovem passou no vestibular para o curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mas as pessoas com a síndrome se destacam em muitas áreas, principalmente nas artes, são músicos, artistas plásticos, dançarinos.
Há sete anos o deputado federal Romário (PSB-RJ) teve a filha Yvi. A pequena com a síndrome mudou a vida do ex-jogador de futebol. “Passei a ser mais atento, mais ligado na causa. Vocês fizeram um Romário melhor como ser humano, mais participativo na sociedade”, disse o parlamentar se dirigindo ao público do evento composto por jovens com Down e seus familiares. A inclusão de pessoas com deficiência e com a síndrome é uma das bandeiras de Romário como político. “Tenham confiança de que a cada dia o espaço de vocês na sociedade vai aumentar”, garantiu.
Ano passado a presidente Dilma Roussef lançou o programa Viver Sem Limites, que concentrará investimentos em acessibilidade, educação, saúde e capacitação profissional de pessoas com deficiência.
Portal Down – O site www.movimentodown.org.br lançado hoje terá informações sobre saúde, desenvolvimento e assistência de pessoas com síndrome de Down. O portal é considerado um avanço para pais de crianças com Down. “Na época do nascimento da Beatriz não tinha um site onde eu pudesse achar mais informações e trocar experiências com outras famílias”, comemorou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).
Letícia Alcântara/ Repórter
Fonte: Portal PSB

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.