Índios preparam festa para Dia dos Pais e criticam consumismo

“Todo dia é dia de amar e respeitar os pais, não precisamos de dia especial para tanto”. Essa é a visão de Joaquim Sampaio, de 71 anos, sobre o Dia dos Pais. Para ele, a data é comemorada com presentes para os pais, e o comércio aproveita para impulsionar as vendas. Joaquim é da etnia indígena tukano e pai de cinco filhos, sendo quatro homens e uma mulher.

A data também não significa muito para Wellington Batista Cabral, artesão indígena, de 62 anos, da etnia sateré-mawé. “Acho que a data é só mais uma, dentre tantas outras, que o comércio criou para lucrar com as vendas”, afirmou o artesão, também conhecido como Cabral, pai de seis filhos, é morador da Associação Indígena Sateré-Mawé, localizada no Conjunto Santos Dumont, Zona Centro-Oeste de Manaus.

Ele acredita que os jovens de hoje estão ‘perdidos’ por culpa de pais irresponsáveis que têm. “Hoje em dia perdemos nossos filhos e netos para as drogas, para o crime e para a violência porque não acompanhamos o crescimento deles. Deixamos eles muito desocupados, livres e soltos. É como dizem, mente vazia, moradia do mal”, afirmou.

Sampaio conta que já perdeu um filho para as drogas. “Cuidar de uma criança já é normalmente difícil, mas cuidar dela fora do seu habitat natural é mais difícil ainda. Um dos meus filhos se desvirtuou para o caminho do mal. Mas ele procurou ajuda, atualmente está internado e, com a ajuda de Deus, ele vai se salvar”, afirmou.

Para Cabral, a mudança para a capital trouxe a esperança de um futuro melhor, mas também trouxe certas preocupações. “Na nossa aldeia, no município de Barreirinha, não tínhamos esse tipo de contato com o mal. Só os mais velhos que usavam plantas de uso medicinal. Mas os jovens passavam bem longe”, contou o sateré-mawé.

De acordo com Sampaio, tirar a família da aldeia em que viviam significava se afastar das origens. “A cada geração que passa, fica mais difícil manter as tradições. Mas não desistimos. Todos os dias eu dou uma aula para os meus netos sobre a nossa cultura e tradição, e assim ela vai sendo repassada”, afirmou.

Apesar dos problemas, as mudanças também vem para o bem. Prova disso são as famílias de Cabral e Sampaio. “Aqui na capital, pude oferecer melhores condições para os meus filhos. Aqui eles puderam experimentar um ensino de verdade e dar continuidade. Hoje, todos eles são graduados e possuem bons empregos”, afirmou Cabral. “Se continuássemos vivendo na nossa aldeia, meus filhos e meus netos não teriam a oportunidade que eles estão tendo agora. Estariam vivendo como eu, que não tive tanta oportunidade e, hoje em dia, vivo de artesanato”, contou Sampaio.

As famílias dos dois podem não comemorar o Dia dos Pais da forma tradicional que a sociedade comemora, mas mesmo assim a data não passa despercebida. “No dia dos pais não damos presentes, mas, mais importante, reunimos a família toda, todos os filhos, irmãos, primos, tudo junto, e aí fazemos um banquete bem farto de agradecimento. É festa a noite toda”, contou Cabral

Carmen Sampaio, de 38 anos, filha de Joaquim e mãe de duas crianças, diz que a figura do pai é unica e é importante cuidar dele enquanto vivo. “Quem ainda tem o pai vivo, como eu, deve cuidar muito bem, dar amor, atenção e carinho todos os dias. Pai a gente só tem um, depois que morre não adiante chorar”, conclui Carmen.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.