Ingerir alimentos corretamente também faz parte da preparação para o Vestibular

Há poucos meses do início da maratona de provas de vestibular, maior a correria, a ansiedade e o estresse. São diversos aulões, simulados, sem falar na carga horária normal do colégio. Com essa rotina, não sobra muito tempo para uma alimentação adequada, mas sobra lugar para frituras, massas e comidas rápidas. Nessa maratona, uma alimentação saudável e balanceada é muito importante e pode melhorar o desempenho do fera na hora de assimilar os conteúdos, diminuir a ansiedade e o estresse.

Não há segredo, apenas disciplina, e a nutricionista Cristiana Menezes dá dicas da alimentação capaz de deixar o estudante pronto para realizar as provas no fim do ano. Segundo a profissional, essa rotina pode trazer o mal funcionamento do intestino, que vai, consequentemente, causar irritação e falta de concentração ao vestibulando. Alguns alimentos são aliados nessa luta, entre eles: chocolates, frutas oleaginosas (amendoim, pistache e castanha, por exemplo) e peixes. O chocolate diminui o estresse, assim como as oleaginosas, esta última ainda reduz a ansiedade.

“O ômega 3 presente nos peixes melhora a inteligência. As oleaginosas também são boas para a memória porque são ricas em gordura saudável, necessárias para o estudante, diferente dos pasteis e empadas”, lembra. Pequenos detalhes podem fazer grande diferença no aproveitamento do dia. Ter horário para se alimentar, por exemplo, ajuda a também diminuir a ansiedade. “A vontade de comer está relacionada à serotonina cerebral, um neurotransmissor envolvido com o mecanismo da ansiedade. O máximo de tempo que se deve passar sem comer é de três horas e meia”, ensina Cristiana.

Antes de qualquer coisa, não se deve, em hipótese alguma, sair de casa sem tomar o café da manhã. “Ele deve ser composto por fruta + proteína láctea + carboidrato”, indica. No almoço, não pode faltar o feijão. “O prato ideal é feijão, arroz e carne. Para quem tem muito sono, melhor optar pelo feijão verde ou macassar que têm uma digestão mais fácil. Evite também carboidratos, como farofa, purê de batatas. Para os mais famintos, a dica é tomar suco antes da refeição, para não comer tanto e ficar com sono ou cansaço na sequência. Líquidos devem ser tomados apenas nos intervalos das refeições”, enfatiza a profissional. Ainda segundo ela, após o almoço é permitido que se coma um chocolate.

Os que gostam de comer salada, se não conseguem durante o almoço, a dica é ver se comem quando chegarem em casa. “À noite a regra é comer alimentos que tenham uma digestão fácil. Antes de dormir ainda é hora de estudar, então, se comer salsicha, linguiça, charque com macaxeira, por exemplo, vai bater o cansaço e o sono. Quem estava planejando estudar mais um pouco não vai conseguir. Cai o rendimento”, esclarece.

Os lanches devem vir antes do almoço, e duas vezes depois. Para isso, os estudantes podem sair de casa também com frutas, barrinhas de proteína, que podem ser comidas até durante as aulas, ao invés de biscoitos e salgadinhos. Outras opções de lanche rápido são as frutas oleaginosas, além dos sanduíches naturais, que podem ser comidos no percurso antes das provas. É importante evitar pipocas e refrigerantes, principalmente nos intervalos das aulas e nos horários produtivos intelectualmente.

Também se deve aumentar a quantidade de suco e água de coco, que pode ser até a industrializada, para substituir os refrigerantes. Evite também os chás. Outra boa opção são picolés de fruta e até de chocolate, desde que não tenham aquelas casquinhas. Os que gostam de café, ele só deve ser consumido após o almoço e até às 16h, para não comprometer o sono.

O consumo de água pode ajudar na hora do descanso. “Se o estudante não faz isso durante o dia, à noite ele vai chegar em casa e beber muita água. Isso vai fazê-lo dormir menos pela necessidade de se levantar para ir ao banheiro com maior frequência durante a noite. Alguns, pelo cansaço, chegam a não se levantar, mas não vão ter um sono profundo”, explica a nutricionista. Segundo ela, deve-se tomar pelo menos meio litro pela manhã e a mesma quantidade à tarde.

Apesar do corre-corre, os exercícios devem fazer parte do dia a dia. “Tem que fazer alguma atividade física, nem que seja meia hora por dia. Subir e descer escadas ou fazer 15 minutos de esteira são atividades possíveis. Abandonar o sedentarismo estimula a circulação sanguínea e isso ajuda a desintoxicar o organismo e livrá-lo dos efeitos do estresse alto ao qual se é submetido neste período de provas”, esclarece. Se mesmo depois de todas essas dicas a fadiga permanecer, procure um nutricionista. Apesar da correria, não é normal acordar cansado.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.