Injeções para eliminar as rugas preocupa serviço de saúde europeu

Depois do escândalo internacional dos implantes de mama da empresa francesa PIP, as injeções para eliminar as rugas já são motivo de preocupação na Europa, onde o sistema de vigilância sanitária é considerado não muito rigoroso.

O jornal britânico The Times lançou um alerta nesta semana sobre esse tipo de preenchimento estético, informando que há “160 produtos injetáveis com venda autorizada na Grã-Bretanha”, contra apenas “seis” nos Estados Unidos.

Na França, estão autorizados 110 produtos para suavizar a expressão, assinalou a agência francesa de segurança sanitária Afssaps.

A maioria dessas injeções – que não devem ser confundidas com as do tipo Botox, que eliminam as rugas paralisando temporariamente os músculos – contêm gelatinas à base de ácido hialurônico, reabsorvíveis pelo organismo num período de entre 3 a 24 meses.

Iso é, qualquer pessoa que pretenda lutar contra o envelhecimento e conservar a tão ansiada juventude, livrando-se dos pés de galinha, pode comprar esses produtos, sem nenhuma restrição médica, apesar de apresentarem riscos em sua composição.

The Times afirma, por isso, que as aplicações dessas substâncias podem se tornar o “próximo desastre” sanitário da Europa.

Já o órgão de regulação nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration, exige que um produto injetado esteja submetido às mesmas condições de um medicamento, pelo que só permitiu, até agora, seis autorizações.

Depois do escândalo dos implantes de mama da empresa francesa PIP, que afeta dezenas de milhares de mulheres em todo o mundo, as autoridades de saúde francesas reconhecem que a supervisão da indústria de cirurgia estética é insatisfatória, e que são necessárias novas regras.

Assim como os implantes de mama, essas injeções (estimadas em 600.000 por ano, na França) são consideradas “dispositivos médicos” peculiares e não medicamentos, porque se trata de “massa gelatinosa que preenche as rugas sem a ação de fármacos”, explicou Nicolas Thévenet, funcionário responsável pela supervisão de mercado da Afssaps.

Isto significa que não estão submetidos “a uma autorização estrita”, admitiu.

Informou, no entanto, que essas gelatinas são objeto de uma vigilância particular: “estamos atentos ao assunto, sabendo que as normas não estão totalmente definidas” e que o setor em questão é “particular, e difícil de avaliar”.

A Afssaps está trabalhando para impor novas regulações aos fabricantes do setor, principalmente em relação aos testes clínicos, depois de reconhecer que estes “não vêm sendo suficientes para garantir a segurança da utilização do produto”.

O problema maior, segundo a agência, deve-se à fragilidade dos estudos realizados antes de colocar os produtos no mercado.

A Agência desaconselha, também, a compra pela internet, devido aos riscos de produtos fraudulentos, ou de “qualidade medíocre”.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.