Inmetro divulga ranking de consumo de carros de 2012

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou no início deste mês o ranking de consumo de combustível de 151 veículos e versões à venda no Brasil.

Participam da lista, atualizada anualmente desde 2008, os carro cujas marcas tenham aderido voluntariamente ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular).

A partir de abril, os modelos analisados serão obrigados a apresentar no para-brisa, antes de serem vendidos, a classificação obtida. E, a partir de 2013, a etiqueta trará a informação sobre emissão de CO2.

Participaram do ciclo atual as marcas Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen. As notas no ranking vão de A, para o menor consumo, a E, que representa os quem “bebem” mais, conforme a avaliação feita pelo Inmetro em parceria com Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural / Petrobras. Os testes ocorreram em dezembro passado.

Os carros são divididos em 9 categorias. Na categoria subcompacto, novamente a “vitória foi do Fiat Mille Economy,consumindo 8,9 km/l de álcool na cidade e 10,7 km/l na estrada. Foi a melhor média entre todos os veículos avaliados. O Uno Economy 1.4 também levou nota A.

Entre compactos, o mais eficiente foi o Volkswagen Gol G4 Ecomotion, com média de 8,4 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Também alcançaram nota máxima o Fiat Siena Fire, o Honda Fit 1.4 mecânico, o Renault Sandero 1.0 e o Volkswagen Polo Bluemotion.

Para médios, a única nota A foi para o Renault Logan 1.0, com consumo médio de 8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada, com álcool.

Na categoria Grande, o menor consumo para os flex foi do Honda Civic 1.8 automático, com 7,3 km/l em perímetro urbano e 10 km/l na estrada, com etanol. Considerando os que rodam só com gasolina, o estreante Renault Fluence ficou com a melhor média, de 14,1 km/l, superando até o Ford Fusion Hybrid, que também obteve nota A -assim como o Toyota Corolla.

Entre utilitários esportivos nenhum levou A. O Renault Duster 4×2, que também participa pela primeira vez, levou B com a melhor média: 6,7 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada, com álcool.

A versão 4×4 do SUV foi o único a levar A na categoria Fora-de-Estrada, com consumo médio de 6,1 km/l e 7,2 km/l na cidade e na estrada, respectivamente, com etanol.]

O Fiat Doblò foi o único na categoria Minivan e levou nota C. Para comercial, o Renault Kangoo 1.6 obteve nota máxima. Para Carga Derivado, o mais bem avaliado foi o VW Saveiro 1.6.

No geral, as piores notas (E) foram para o Ford EcoSport automático, Ford Ranger 2.3, Kia Sorento, Kia Soul, Toyota Camry e Volkswagen Polo 1.6.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.