Inocente acusado há 18 anos por estupro é absolvido pela Defensoria baiana
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Jonas da Silva Cruz consertou o ferro de passar de sua vizinha Renilda Bispo dos Santos, e depois de fazer uma cobrança pelo serviço prestado, foi acusado de estuprar a filha de Renilda, a jovem Lucineide Santos Souza, na época com 12 anos, em Sussuarana BA). O ano era 1994.
No mesmo ano o técnico respondeu ao processo e foi condenado, em 1995. Sem saber que tinha sido condenado, permaneceu por 13 anos sem ser procurado pela Justiça. A prisão aconteceu em 2008, quando tirou um atestado de antecedentes criminais. “Meu mundo desabou. É uma dor insuportável”, recorda.
De acordo com Jonas, o crime foi supostamente arquitetado pela mãe da menina, para “maquiar” a perda da virgindade da filha. O fato foi confirmado pela suposta vítima, hoje com 29 anos de idade. “Minha mãe criou a história, mas admito que peguei carona. Não quis dizer que tinha transado com meu namorado e me acomodei”, relata Lucineide.
Até conseguir provar sua inocência o técnico foi transferido em 2009 para a colônia Lafayete Coutinho, onde ficou até até em 2010. Só em dezembro de 2011, com a ajuda da Defensoria Pública baiana, ele foi inocentado pelo crime que nunca cometeu.
“O que fizeram comigo foi um ato irresponsável. Se não fosse a ajuda e o empenho de defensores, como Dr. Rafson Ximenes e Dra. Rosenildes Serapião, que me atenderam e acreditaram em mim desde o início, eu provavelmente ainda estaria na cadeia”, desabafa o técnico.
Após recorrer à Defensoria para conseguir a liberdade, Cruz agora voltará à instituição, para limpar o nome e adotar as devidas medidas contra o Estado. “Hoje sou um homem mais forte, pronto pra qualquer desafio”, comemora Cruz
Fonte: Blog do Carlos Britto
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário