Inovação tecnológica nos setores naval e de petróleo depende de crédito e incentivo, diz presidente da Finep

Rio de Janeiro – Autoridades destacaram hoje (13), no lançamento do Inova Petro, programa de incentivo à participação nacional na inovação tecnológica da cadeia naval, de petróleo e gás, que sem indução financeira e apoio à inovação, é difícil aumentar a participação da produção e da tecnologia nacional nesses setores.

Um dos maiores problemas, conforme destacou o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, é o risco, que toma ainda maiores proporções em uma área em que a inovação tecnológica exigida é de grande monta. “Crédito é fundamental para diminuir custo de capital, é chave. A experiência do mundo inteiro mostra que se você não combinar instrumentos que avançam em áreas mais intensivas de conhecimento, portanto, áreas onde o retorno é mais incerto e o risco é maior, torna-se mais difícil que as empresas entrem nesse terreno. O risco é enorme, o custo é enorme e o tempo de retorno é incerto”, destacou.

Dentro da Petrobras, que articulará a parte técnica do Inova Petro, oferecendo suporte desde a fase de seleção dos projetos até o desenvolvimento dos produtos, a aposta é na aproximação com iniciativas da petrolífera já em curso, como o Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo e Gás Natural (Prominp).

Segundo o assessor da presidência da Petrobras, Paulo Alonso, ainda este ano haverá investimento, no âmbito do Prominp, em nove empresas de médio porte, que estão em fase de escolha, sendo três em Pernambuco, na região do Porto de Suape, três em Belo Horizonte e três em Salvador.

“Não é possível você ter um polo industrial como o de Suape e uma refinaria como a Renest, e que não se tenha um cluster [rede] de fornecedores em volta desses empreendimentos, que garantam o provimento de bens e serviços. Não se trata apenas da fase de construção, mas da fase de operação. Esses empreendimentos vão ficar funcionando por 50 anos ou mais. A gente precisa regionalizar esse investimento”, disse Alonso.

O Inova Petro vai estimular a produção nacional de máquinas e sistemas nas áreas naval, de petróleo e gás. Serão destinados inicialmente R$ 3 bilhões em recursos, pelo BNDES e a Finep. Os primeiros editais do programa serão lançados no dia 17 de setembro.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.