Invenções no currículo podem levar à eliminação de seleção e ação judicial

Fingir ser fluente em um idioma que não domina, dizer que tem um conhecimento que ainda não possui. Essas mentiras “inocentes” contadas no currículo podem prejudicar e muito as oportunidades e a confiança na postura profissional dos candidatos a emprego.

A mentira, no entanto, pode ser facilmente “detectada” em vários momentos da seleção. As horas mais comuns para perceber as mentiras são a entrevista e a entrega dos documentos. Segundo a consultora de seleção do Gi Group Doriléia Almeida, existem dois tipos de mentira bastante recorrentes, de acordo com o perfil do candidato. No caso das vagas operacionais, como auxiliar de serviços geral e atendente de telemarketing, é muito comum que pessoas que não concluíram o segundo grau (ensino médio) certifiquem, no currículo, a conclusão desse curso.

Para as vagas de padrão mais elevado, como as gerenciais, a mentira mais comum é a da fluência em idioma estrangeiro. “Já tivemos problemas com candidatos que diziam ter inglês avançado, por exemplo, mas desistiram da seleção na hora que descobriram que passariam por uma entrevista bilíngue”, exemplifica a psicóloga. A consultora adverte, que, em muitos casos, mesmo com a equipe de seleção conversando com os candidatos que cometeram o “deslize” no currículo, alguns profissionais voltam a cometer os mesmos erros. A empresa italiana GI Group realiza seleções em várias capitais brasileiras, para vagas operacionais e de gerência. Na filial recifense, na Ilha do Leite, os candidatos passam por várias etapas do processo seletivo.

Um possível motivo para a mentira dos candidatos, segundo Doriléia, é o medo de não participar das futuras fases do processo seletivo. “As pessoas acabam mentindo por medo de não serem chamadas para as outras etapas. Elas acabam achando que podem reverter a situação no momento da entrevista”, comenta.

Para deixar o currículo mais “turbinado”, o jovem João* inseriu um curso de Excel que ainda não havia concluído. No documento, também declarou ter conhecimento avançado em um programa da área de modelagem, mesmo sabendo que poderia estar “enferrujado” na atividade. Ele considera as inserções como “omissões” e não como mentiras. “Eu sei que se fosse selecionado para vagas com esse perfil, conseguiria dar conta. E é isso que importa. Além disso, acho que quase todo mundo já fez algo do tipo”, conta.

Esse tipo de “equívoco”, no entanto, pode gerar mais dor de cabeça do que a simples eliminação do processo seletivo. O advogado trabalhista Rômulo Saraiva adverte que quem mente no currículo pode ser responsabilizado judicialmente, nas esferas civil e criminal. A decisão de processar ou não o candidato vem da empresa contratante. “Caso o empregador se sinta prejudicado pela mentira, ele pode entrar com uma ação contra quem a praticou”, explica o advogado, acrescentando que o prejuízo pode ser de ordem financeira ou mesmo nas relações de confiança patrão-empregado.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.