IPA testa adaptação do dendê ao solo da Zona da Mata de Pernambuco

Pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) estão avaliando qual espécie de dendê se adapta melhor à Zona da Mata. A intenção é criar uma nova opção de cultivo para agricultores familiares da região com a produção de óleo combustível derivado da planta. A pesquisa está sendo desenvolvida em um hectare e meio da Estação Experimental de Itapirema, no município de Goiana, na Mata Norte. Os técnicos plantaram sete genótipos, variedades de dendê.

A Zona da Mata de Pernambuco é, historicamente, uma região quase que inteiramente ocupada pelo plantio de cana-de-açúcar. Como o período de entressafra da cana se estende por quase a metade do ano, o cortador fica desempregado por meses. Os pesquisadores do IPA veem o dendê como uma alternativa econômica interessante para a região, já que a planta é perene, ou seja: dá frutos o ano inteiro.

Os dendezeiros foram plantados há dois anos no solo de Goiana. Daqui a um ano, devem começar a dar frutos e, quando atingirem os oito anos, podem chegar a produzir 20 toneladas de frutos por hectare. De acordo com os agrônomos, cada uma dessas 20 toneladas do fruto chega a render seis mil litros de óleo de dendê, que é usado para dar mais sabor aos alimentos, na indústria de biscoitos e na de cosméticos, por exemplo. A planta pode ser cultivada durante 25 anos seguidos, porque ela não para de produzir frutos, mesmo com o corte dos cachos.

O que os técnicos querem saber com esta pesquisa é quais variedades se adaptam melhor à Zona da Mata. Para isso, eles fazem medições a cada três meses. “A gente está avaliando o crescimento da planta, o diâmetro do caule e o aparecimento das inflorescências e, posteriormente,  a produção de sementes e o percentual de óleo”, comenta Ivan Oliveira, coordenador do programa de Agroenergia do IPA.

A colheita deve começar em dois anos, permitindo a avaliação dos frutos. O IPA conta com a possibilidade de ajudar a desenvolver uma cultura que gere produção de óleo combustível derivado do dendê. É uma alternativa para pequenos e grandes agricultores da Zona da Mata. “Dentro do programa de produção de óleo, o dendezeiro é a rainha das oleaginosas, chegando a produzir até sete toneladas de óleo por hectare a partir de oito anos de produção”, aponta o presidente do Instituto Agronômico Júlio Zoé de Brito.

O dendezeiro é uma planta de origem africana, que, no Brasil, é cultivada em grandes áreas na Bahia, no Pará e no Amapá. Ela se adapta bem ao clima úmido e quente e a solos profundos, onde possa espalhar as raízes. Precisa de muita água, tanto quanto os coqueiros, e de pelo menos cinco horas de luz do sol por dia.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.