Irã chama de “racista” decisão do Canadá de romper relações diplomáticas
O governo iraniano classificou neste sábado (08/09) como “racista”a decisão do Canadá em romper relações diplomáticas com o país persa. Além de fechar a embaixada em Teerã e exigir que os diplomatas iranianos no Canadá deixassem o país em cinco dias, o Irã também passou a figurar na lista canadense de países patrocinadores do terrorismo.
A justificativa principal de Ottawa para essas ações é que o governo iraniano estaria fornecendo assistência militar à Síria.
Em resposta, o porta-voz do Ministério da Relações Exteriores iraniano, Ramin Mehmanparast, disse neste sábado (08) que “a atitude hostil do atual racista governo canadense está certamente em linha com a política ditada pelo regime sionista (Israel) e pelo Reino Unido”.
Em declarações divulgadas pela agência oficial iraniana “Irna”, o porta-voz iraniano, diz que a suspensão faz parte da “continuação da política contra o Irã” do governo do primeiro-ministro conservador, Stephen Harper, e uma “óbvia violação da legislação internacional”.
“O fechamento da seção de vistos em Teerã, o congelamento de contas bancárias de cidadãos iranianos que vivem no Canadá e a proibição de transferir dinheiro a estudantes iranianos nesse país estão entre as numerosas medidas hostis do governo canadense contra o Irã e a comunidade iraniana no Canadá”, declarou.
Fonte: Uol
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário