Israel tenta barrar ativistas europeus pró-palestinos em aeroporto

BelémAs autoridades israelenses enviaram às companhias aéreas da Europa os nomes de centenas de ativistas europeus que já compraram passagens para participar do projeto Welcome to Palestine 2012, neste domingo.

Segundo os organizadores, o projeto consiste de uma visita organizada à cidade palestina de Belém, na Cisjordânia, a fim de colocar a pedra fundamental para uma escola internacional, promover a construção de uma creche e participar de outras iniciativas de solidariedade com o povo palestino.

Para o ministro da Informação de Israel, Yuli Edelstein, trata-se de uma “provocação”.

“A motivação dos ativistas é o ódio ao Estado de Israel e ao povo judeu e fazer provocações. Passageiros suspeitos serão deportados”, afirmou o ministro.

Olivia Zemor, uma das principais organizadoras do projeto, afirmou que “Israel não tem razão para ter medo”.

“Somos um grupo de ativistas pacificos, inclusive famílias com crianças e idosos, e pretendemos ir diretamente a Belém para manifestar solidariedade com o povo palestino e fundar uma escola internacional”, disse Zemor, que é uma ativista judia francesa.

Segundo os organizadores, cerca de 1.500 ativistas já compraram passagens para participar da viagem. De acordo com estimativas das autoridades israelenses, entre 500 e mil ativistas tentarão entrar em Israel neste domingo.

Em julho de 2011 uma iniciativa semelhante de ativistas europeus pró-palestinos foi barrada nos países de origem depois que companhias aéreas europeias receberam listas de Israel e impediram centenas de pessoas de embarcar.

Policiais

O ministério da Segurança Interna de Israel anunciou que 650 policiais serão posicionados no aeroporto Ben Gurion “para impedir provocações” por parte dos ativistas europeus e barrar sua entrada no país.

De acordo com a imprensa local, as autoridades decidiram que a maioria dos policiais estará vestida à paisana e os voos nos quais os ativistas deverão chegar serão direcionados para um terminal afastado da área central do aeroporto.

Segundo o canal 1 da TV israelense, as autoridades monitoraram as redes sociais e os sites do projeto Welcome to Palestine durante meses e elaboraram uma lista de centenas de “passageiros suspeitos”, os quais serão imediatamente expulsos para os países de origem às custas das companhias aéreas.

Já “passageiros inocentes”, segundo a TV, serão recebidos com flores.

Para Mazen Qumsieh, palestino de Belém, “Israel não tem o direito de isolar os palestinos e impedir que ativistas europeus nos visitem”.

Qumsieh, que é um dos organizadores do projeto, afirmou que os ativistas não têm intenção de fazer provocações no aeroporto e querem ir diretamente a Belém.

De acordo com Qumsieh, “os ativistas não vão mentir e dirão claramente às autoridades israelenses no aeroporto que pretendem ir à Cisjordânia para participar do projeto Welcome to Palestine”.

O próximo domingo será um dos dias mais movimentados do ano no aeroporto internacional de Israel, logo depois do feriado judaico do Pessach, e quando deverão passar pelo local cerca de 50 mil passageiros.

O ministro da Segurança Interna, Itzhak Aharonovitz, afirmou que as autoridades aeroportuárias e as forças de segurança estão prontas para garantir a ordem no aeroporto.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.