Izacolândia: Movimento quer que Estados tenham direito de legislar sobre emancipações
A Comissão Pró-emancipação de Izacolândia, vai realizar no próximo domingo (11) um movimento denominado “Emancipar para crescer” que pretende discutir a regulamentação da Emenda Constitucional número 15/96, que tirou dos estados a competência de legislar sobre as emancipações. A emenda estabelece, que só após a comprovação de critérios como: tamanho, população e viabilidade municipal, os novos municípios poderiam ser criados.
De acordo com o presidente da comissão, Júlio Cesar, várias autoridades e caravanas devem se reunir para lutar pela causa emancipalista. “Nós vamos receber caravanas de outros estados a exemplo do Ceará, Maranhão e São Paulo que estarão conosco para lutar por esta regulamentação, que tirou o direito de emancipação não só de Izacolândia, mas também de outros distritos que lutam pela nossa causa”, explicou.
Júlio Cesar afirmou ainda que, o objetivo das grandes mobilizações em todo o Brasil é mostrar que a emancipação pode contribuir com o desenvolvimento de outras cidades. “Nós queremos fazer essa pressão, mostrar para o país que emancipar é desenvolver é aumentar o fluxo de desenvolvimento, já está provado que criar cidades é dividir os problemas e assim melhorar a qualidade de vida de todos”, esclareceu.
Segundo Júlio Cesar, a emancipação seria um grande avanço para os distritos que sofrem com o descaso das autoridades. “Além de Izacolândia, Rajada também está na luta pela emancipação e nós sabemos que estes lugares estão praticamente abandonados pelas ações do poder público”, afirmou. O movimento será realizado a partir das 14h na escola Guido Alves Cardoso.
Fonte: Blog do Carlos Britto
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário