Jarbas lado a lado com Eduardo no QG de Jarbinhas

A aliança entre o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que já é oficial nesta eleição municipal, será selada neste sábado (04) com um momento simbólico. O socialista chegará ao lado do peemedebista, no comitê de campanha de Jarbas Filho (PMDB), em Casa Amarela, por volta das 11h30, para participar da inauguração do espaço. Juntos também estarão Jarbinhas e o candidato a prefeito pela Frente Popular, Geraldo Julio (PSB). Os quatro farão discursos e deixarão claro que, embora recente, o tempo das brigas acabou.

Em 1985, quando Jarbas foi eleito prefeito pela primeira vez, teve o apoio de Eduardo. Em 1992, os dois foram adversários e se tornaram rivais. “Tivemos um embate duro, durante 20 anos, mas política não se faz olhando para trás. Questões pessoais ficaram em segundo plano. A política não pode ser reduzida a ressentimento e a questões do passado. Essa aliança foi estabelecida para criar um novo projeto para o Recife porque acreditamos que Geraldo Julio representa este projeto de mudança”, colocou o deputado federal Raul Henry (PMDB), que desistiu da sua postulação para apoiar o socialista.
Segundo Jarbas Filho, a aliança já estava prevista para ser concretizada em 2014, porém foi antecipada devido ao afastamento dos socialistas do PT. “Ficou evidente que, durante todo o ano, os dois (Jarbas e Eduardo) vinham se aproximando, mas quando o PSB lança um candidato próprio fica evidente o afastamento do PT, o que possibilitou a aliança já nesta eleição”, destacou.

O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, avalia que esta união é a prova de que as lideranças resolveram deixar de lado o passado, diante de novas perspectivas. “Os dois resolveram olhar para a frente e fazer alianças para melhorar a vida da população. São as duas maiores lideranças do Estado que, quando decidem se unir, visam ao melhor para a cidade”, relatou.

O encontro dará à inauguração do comitê de Jarbinhas o peso de um ato majoritário. Estarão presentes Sileno Guedes, o vice-governador João Lyra Neto (PDT), entre outras lideranças da Frente Popular. O primeiro a discursar será Jarbas Vasconcelos, seguido de Eduardo Campos, Geraldo Julio e o anfitrião Jarbas Filho.

HISTÓRIA 
A eleição para o Governo do Estado, em 1990, foi a última vez em que Jarbas Vasconcelos e o ex-governador Miguel Arraes (PSB) marcharam juntos em uma disputa eleitoral. No pleito seguinte, para a Prefeitura do Recife, em 1992, o pe­emedebista e Eduardo Campos disputaram a corrida às urnas, sinalizando um afastamento entre os partidos. O rompimento foi confirmado com a aliança entre Jarbas e o antigo PFL (hoje Democratas), rival histórico do PSB, em 1994. A última vez em que Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos disputaram uma eleição foi em 2010, pelo Governo do Estado, quando o governador foi reeleito impondo uma vantagem de quase 3,5 milhões de votos.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.