Jornal é condenado por notícia falsa sobre a Igreja Universal
O jornal Diário de Sorocaba foi condenado a pagar R$ 20 mil de indenização por danos morais à Igreja Universal do Reino de Deus por ter publicado, em 25 de junho do ano passado, uma notícia falsa, segundo a qual quem não pagasse o dízimo ficaria com o nome sujo na praça.
A Universal alegou que a reportagem falsa e tendenciosa acarretou prejuízo à honra e à imagem dela porque transmitiu a impressão de que a instituição presta assistência espiritual com fins lucrativos.
Trechos da reportagem relataram que os bispos da Igreja Universal do Reino de Deus mandariam incluir no cadastro do SPC/Serasa e cobraria multa dos fiéis que ficaram com o pagamento do dízimo em atraso.
A defesa do jornal, por outro lado, alegou no processo que a notícia foi uma reprodução do que já era noticiado em vários sites da internet.
O juiz fundamentou a sentença afirmando que a reportagem foi confessadamente tirada internet e, quanto ao seu conteúdo, o requerido (no caso, o jornal) não demonstrou possuir o mínimo de veracidade.
“Notícias como essa, publicadas sem o mínimo de comprometimento com a realidade, escapam do conceito de liberdade de expressão e dão ensejo, em tese, ao dever de indenizar”, argumentou o juiz em sua sentença.
Para ele, notícias como essa transmitem aos seus destinatários — entre os quais os fiéis da Universal —, a nítida impressão de que a Igreja presta assistência espiritual com fins lucrativos, desnaturando, assim, os seus propósitos institucionais e atingindo a sua honra objetiva.
Fonte: Agência Estado
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário