Jovem que deu à luz durante Enem estuda para nova prova em MS

Estudante que deu à luz no Enem se prepara para nova chance de fazer provas (Foto: Tatiane Queiroz/ G1MS)

A jovem Pâmela de Oliveira Lescano, de 18 anos, que deu à luz minutos antes do início das provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estuda para a nova chance de prestar o exame. Ela poderá fazer as provas que perdeu nos dias 4 e 5 de dezembro, segundo determinação do Ministério de Educação (MEC).

Ao G1, Pâmela disse que está conciliando os papéis de mãe e de estudante com tranquilidade. Pela manhã, a jovem ajuda nos afazeres domésticos da casa e cuida do filho, o pequeno Everton, que ainda nem completou um mês. À tarde, quando ele dorme, ela aproveita para estudar. “Ele não atrapalha, é calminho, dorme bastante e só chora quando quer mamar. Às vezes eu coloco ele no berço ou então estudo com ele no colo mesmo”, contou ela.

Pâmela mora com a mãe e a irmã em uma pequena casa no assentamento Eldorado, localizado na zona rural de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. A família vive da renda das pequenas plantações e da criação de galinhas. “Meu sonho é ver a Pâmela formada. Essa vida na zona rural é muito difícil e por isso eu não quero que ela pare de estudar”, revelou ao G1 a mãe, Leide Oliveira Lima, de 45 anos, que também ajuda a filha a cuidar do neto.

A avó afirmou que o neto passou a ser o xodó da casa. “Ele é uma gracinha, trouxe alegria para a casa. Todo mundo que vem aqui quer pegar ele no colo”, disse.

Estudante que deu à luz no Enem se prepara para nova chance de fazer provas (Foto: Tatiane Queiroz/ G1MS)Estudante que deu à luz no Enem se prepara para nova chance de fazer provas (Foto: Tatiane Queiroz/ G1MS)

A estudante, que cursa o 3º ano do ensino médio em uma escola rural da região, ainda não decidiu qual carreira quer seguir. Ela disse que está dúvida entre medicina veterinária e jornalismo. “Estou bem confiante. Acho que fui bem no primeiro dia do Enem e estou me esforçando para aproveitar ao máximo essa nova chance de fazer as provas do segundo dia”, afirmou Pâmela.

Anúncio
Em entrevista coletiva após o término do segundo dia de exames do Enem, o ministro Aloízio Mercadante relatou o caso da candidata sul-mato-grossense e anunciou que ela teria uma nova chance para fazer as provas nos dias 4 e 5 de dezembro. Estas são as datas em que o exame será aplicado nos presídios e unidades socioeducativas no país. Em São Paulo, quase 500 jovens da Fundação Casa estão inscritos para o exame.

Neste ano, Mercadante afirmou que “no máximo 400” candidatos do Enem de novembro poderão refazer a prova, por diversos motivos. Segundo o ministro, além de Pâmela, que é o caso mais emblemático, “alguns alunos que tiveram ocorrências desfavoráveis nesse Enem anterior” e, por isso, “vão ter a chance de fazer [uma segunda prova]”. Ele afirmou que foram “poucas” as ocorrências durante o Enem que instaram o MEC a abrir essas exceções. “Tivemos no Acre uma escola dos sabatistas que à noite teve queda de energia, tivemos muito poucos estudantes com deficiência que receberam o ledor, mas não tinham a prova em braile no primeiro dia”, disse.

Pâmela vai fazer as provas na escola estadual Olinda Brito de Souza, em Sidrolândia. Como a candidata chegou a fazer as provas do primeiro dia do exame, aplicadas no dia 3 de novembro, ela vai comparecer ao local apenas no dia 5 de dezembro, para fazer somente as provas que perdeu.

A jovem vai levar o pequeno Lucas para amamentá-lo durante a prova. A avó disse que não vai deixar a filha sozinha. “Vou cuidar do meu neto enquanto ela faz a prova, assim ela fica mais tranquila”, enfatizou.

O edital do exame prevê que, a participante que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, deverá, obrigatoriamente, levar um acompanhante adulto que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda da criança.

Parto no banheiro
Pâmela deu à luz no dia 4 de novembro, segundo dia do Enem, em uma escola estadual em Sidrolândia. Antes de entrar na sala para fazer o exame, começou a sentir fortes dores e pediu para ir ao banheiro. Lá, instintivamente, começou a fazer força até que sentiu a cabeça do bebê. Ela gritou por socorro e foi atendida por uma técnica de enfermagem, que a auxiliou no parto. A ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) chegou minutos depois e  levou mãe e filho para o hospital da cidade.

De acordo com o Samu, a central foi acionada por volta das 11h40 (horário de MS) pelo diretor da escola. O bebê nasceu sadio, com 3,05 quilos. O pai é o namorado da jovem.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)


Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.