Juazeiro completa 134 anos neste domingo
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O brilho do sol, as águas do rio São Francisco e a hospitalidade do povo são traços essenciais deste lugar, que dos pés de Juá, herdou o nome. Na antiga passagem, pelos fins do século XVII, ela foi surgindo para em 15 de julho de 1878, ser elevada à categoria de cidade.
Chama-se Juazeiro. Situada ao norte do estado baiano, distante500 kmda capital Salvador. A história conta que aqui habitavam várias tribos da nação cariri e o território ficou conhecido através das bandeiras, primeiramente a de Belchior Dias Moréia, no século XVI. As terras que formariam a cidade, três séculos depois, foram incluídas nos domínios dos Garcia d’Ávila.
Aos poucos, expedições de outros bandeirantes e de membros dessa família avançavam e descobriam a região. Segundo relata Edson Ribeiro em sua obra Juazeiro na esteira do tempo, esta “capital do baixo e médio São Francisco, surgiu pelos fins do século XVII, no ponto de passagem do cruzamento das duas velhas estradas interiores: a fluvial, representada pelo rio São Francisco e os caminhos terrestres das bandeiras. O ponto exato onde o cruzamento das duas velhas estradas ocorreria era denominado Passagem do Juazeiro”.
O local atraia as pessoas que buscavam descanso, mas também os olhares dos que enxergavam as possibilidades de crescimento para a região. A proximidade com o São Francisco foi essencial para o local, pois foi através da navegação e das atividades de comércio realizadas pelo rio que o município começou a prosperar. As lembranças do período ainda estão presentes em algumas referências bibliográficas, nas memórias de alguns cidadãos que acompanharam as transformações da cidade.
Com as bênçãos da padroeira Nossa Senhora das Grotas, Juazeiro completa neste domingo, 134 anos. São muitos os desafios que a principal cidade do norte baiano ainda precisa superar. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população é de, aproximadamente, 197.965 habitantes. São para estes e os próximos que virão que a cidade precisa se preparar e oferecer respostas para as demandas que forem surgindo.
[T] Lidmillie de Castro
[F] Gabriel Oliveira
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário