Juazeiro inicia Campanha de Vacinação Antirrábica neste sábado
A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) inicia no neste sábado (14) a Campanha de Vacinação Antirrábica (que previne a raiva nos animais domésticos). Todos os cães e gatos a partir de um mês de idade deverão ser vacinados. Segundo informações do veterinário do município, Luiz Lucionildo Cavalcante, a vacina é indiscriminada e é anual, portanto, os animais que já tomaram ano passado devem receber novamente este ano.
De 14 a 21 de julho, os agentes de endemias começarão a campanha imunizando os cachorros e gatos das residências localizadas nos bairros: Parque Residencial, João Paulo II, Residencial Praia do Rodeadouro, Antônio Guilhermino, Pedro Raimundo, Residencial São Francisco, Dom José Rodrigues, Piranga I e II, Antônio Conselheiro, Malhada da Areia, Argemiro e Nova Esperança, das 8h às 13h, e no interior: NH 4/ Barra Bonita,NH3, NH1, NH2, CAJ, Itamotinga, Lagoa do Boi e Pinhões, das 8h às 16h.
A Campanha vai até dia 17 de agosto e a meta mínina estipulada pelo Ministério da Saúde é de vacinar 80% dos 31,6 mil animais, destes 25,9 mil são cães e 5,7 mil gatos. O veterinário informa que a vacina não tem contraindicação. “Quanto mais vacina, mais imune o animal fica. A única forma de prevenir a raiva é se vacinando. Só é necessário extremo cuidado com as fêmeas gestantes, principalmente no último terço da gestação, para evitar abortos”, explicou Lucionildo.
A vacinação antirrábica pode ser encontrada também no posto fixo, que fica situado na casa de Endemias, na Rua Visconde do Rio Branco, nº. 7A, nas proximidades do Centro de Saúde III, bairro Centro, das 7h às 12h e durante a tarde, das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Cuidados para prevenir a raiva
De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, a raiva é uma doença mortal, tanto para animais como para o homem. O vírus da raiva é transmitido ao homem através da saliva ou baba do animal contaminado, quando morde ou lambe os ferimentos do homem. Alguns sinais da raiva em animais são: agressividade, tristeza, latido diferente do normal ou quando o animal fica de boca aberta e babando. Ao ser mordido ou arranhado, lave imediatamente o ferimento com água e sabão e procure o serviço de saúde para orientações.
Fonte: Ascom/PMJ
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário