Julgamento do mensalão começará em 1º de agosto
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Durante sessão administrativa nesta quarta-feira, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) definiram que o julgamento do mensalão começa dia 1º de agosto. A proposta aprovada por unanimidade pelos ministros do Supremo, no entanto, ainda depende da liberação do processo revisado pelo ministro Ricardo Lewandowski.
Lewandowski confirmou nesta quarta-feira que vai terminar a revisão do processo até o final deste mês. Ele concordou com a definição da data de julgamento.
Pelo cronograma aprovado pelos ministros do STF, entre os dias 1º e 13 de agosto serão realizadas sessões diárias (de segunda a sexta) para a sustentação oral dos advogados, leitura do relatório pelo relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, e do relatório da Procuradoria Geral da República. Seria uma espécie de “esforço concentrado”, nas palavras do presidente do STF, Ayres Britto. Cada sessão, nesta fase, terá cinco horas.
O primeiro dia deve ser dedicado apenas à leitura do relatório de Barbosa, que tem três páginas e para a sustentação da PGR. A Procuradoria terá cinco horas para sustentar as acusações contra os réus do mensalão. Ao todo, serão nove sessões dedicadas apenas para essa primeira fase.
A partir do dia 14 de agosto, as sessões do Supremo para o julgamento do mensalão acontecem apenas nas segundas, quartas e quinta-feiras. Todas pelas tarde. As sessões vão durar cinco horas com intervalo de apenas 20 minutos.
Durante essa fase, os ministros lerão os seus votos, informando em quais crimes os réus serão imputados. O primeiro voto é do ministro relator, depois do ministro revisor e seguem os votos dos demais ministros. Somente o voto do ministro Joaquim Barbosa tem mil páginas. Ele deve demorar até três sessões para concluir o seu voto.
Fonte: Último Segundo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário