Justiça Eleitoral proíbe divulgação de pesquisa em Petrolina
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Uma pesquisa realizada pela empresa ‘Arcerte Consultoria Empresarial’ foi proibida de ser divulgada em Petrolina por suspeita de irregularidades, pela juíza eleitoral Leila do Rêgo. Segundo informações de Daniel Campos, a pesquisa foi encomenda pela coligação do candidato Fernando Filho e registrada na Justiça Eleitoral com uma margem de erro de 3,3 pontos percentuais, mas a Arcerte divulgou uma margem de apenas 1,84 pontos.
Alegando que a pesquisa estaria “viciada”, o candidato a prefeito pelo PT, Odacy Amorim, entrou com pedido de impugnação porque se sentiu prejudicado por estar em terceiro lugar, pouco atrás de Fernando Filho e de Júlio Lóssio, que estaria em primeiro.
Em seus argumentos para impugnar a pesquisa, a juíza citou a legislação eleitoral e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e afirmou que tem como uma de suas finalidades coibir a manipulação de dados ou irregularidades, como ficou comprovado na pesquisa da Arcerte. A empresa responsável pela pesquisa também foi condenada a pagar multa.
A Justiça Eleitoral encontrou outra irregularidade em uma das perguntas do questionário da pesquisa, que omitia apoios que o candidato do PT tem de lideranças nacionais do PT. A juíza também destacou que o eleitor pode ser levado ao erro por acreditar na pesquisa.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário