Justiça suíça libera documentos que podem incriminar Ricardo Teixeira

Ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira

Um escândalo que envolveu o pagamento de propina pela ISL, empresa de marketing que faliu em 2001, para membros da Fifa e pode ter envolvido os brasileiros Ricardo Teixeira e João Havelange, deverá ter seus detalhes revelados após uma decisão proferida pela Justiça da Suíça nesta quarta-feira. O Supremo Tribunal da Suíça ordenou a liberação de documentos que identificam os dirigentes da Fifa que receberam milhões de dólares da ISL. Um painel de cinco juízes decidiu que faz parte do interesse púbico o pedido de órgãos de imprensa para obter cópias de documentos da investigação criminal, realizada no estado suíço de Zug, e encerrada em maio de 2010.

“Os nomes das pessoas envolvidas e as circunstâncias pessoais e financeiras apuradas pelas autoridades, devem igualmente ser divulgadas aos repórteres”, disse o tribunal em um comunicado. A imprensa mundial noticia que os dirigentes, que pediram para a mais alta corte da Suíça bloquear a publicação dos documentos, seriam João Havelange, ex-presidente da Fifa, e Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF. Quando o caso foi encerrado, os dirigentes pagaram 5,5 milhões de francos suíços sob a condição dos seus nomes não serem revelados.
A Fifa ajudou a intermediar a negociação para que fosse adotado o anonimato e participou dos recursos anteriores para impedir a publicação de documentos, até abandonar o caso em dezembro de 2011. Os órgãos de imprensa, que incluem a BBC, pretendem descobrir se os dirigentes receberam tratamento preferencial sob a lei suíça e se outros membros da Fifa estavam cientes do pagamento de suborno.
Os jornalistas tiveram decisão favorável em dezembro de 2011, quando um tribunal de Zug disse que a publicação era de interesse público. Os dois dirigentes não nomeados, identificados nos documentos judiciais federais apenas como “B2” e “B3”, então recorreram ao tribunal federal.
Histórico – João Havelange foi presidente da Fifa por 24 anos antes de ser sucedido por Blatter, em 1998. O dirigente, de 96 anos, continua sendo presidente de honra da Fifa. Nesse ano, ficou internado em um hospital no Rio em razão de uma infecção bacteriana. Membro do Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional por 48 anos, o dirigente renunciou ao seu cargo em dezembro de 2011 alegando problemas de saúde, dias antes da abertura de uma investigação contra ele.
Ricardo Teixeira renunciou neste ano aos cargos de presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014. Ele também deixou o Comitê Executivo da Fifa, alegando razões pessoais e problemas de saúde que não foram especificados.
Fonte: VEJA
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.