Justiça suspende licenças para hidrelétricas na Bacia do Alto Paraguai

A Justiça Federal em Coxim, a 243 km de Campo Grande, suspendeu os licenciamentos ambientais para hidrelétricas na Bacia do Alto Paraguai (BAP), que engloba o Pantanal e áreas de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

A sentença do juiz titular da 1ª Vara Federal da cidade, Gilberto Mendes Sobrinho, que saiu nesta quinta-feira (23), atende ao pedido de liminar dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE) em ação civil pública.

Os empreendimentos estão instalados no entorno da planície pantaneira, em área de planalto. Com a decisão, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema/MT)  não podem conceder licenças prévia, de instalação ou de operação.

 O impedimento vale até a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) para a geração de energia elétrica na bacia.

Conforme a Justiça, quem descumprir a decisão deverá pagar multa de R$ 100 mil por licença expedida.

Empreendimentos hidrelétricos já em funcionamento continuarão operando, mas não poderão ter licenças renovadas. Quanto às hidrelétricas em instalação, as atividades devem ficar paradas até a realização do estudo do impacto cumulativo.

Para Sobrinho, os estudos de impacto ambiental que foram feitos antes de cada empreendimento não são suficientes por considerarem apenas a área isolada. “São incertos os impactos cumulativos ou sinérgicos ocasionados pela construção e funcionamento de mais de cem empreendimentos em toda a extensão da mencionada bacia”, argumenta o magistrado na decisão.

Atualmente, há 126 empreendimentos hidrelétricos na BAP, sendo 106 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) – com potência instalada entre 1 e 30 megawatts –, dez usinas – que tem potência superior a 30 megawatts – e dez centrais geradoras – com potência inferior a 1 megawatt.

“Somando-se aos elevados índices de utilização, a expansão dos aproveitamentos hidrelétricos na bacia têm atingido ritmo extremamente acelerado, na contramão da sustentabilidade dos processos ambientais essenciais à manutenção do equilíbrio ecológico do sistema”, relata Sobrinho. Em outra parte da decisão, o magistrado afirma que “tem-se, também, prova inequívoca de que os empreendimentos estão sendo instalados sem a observância das normas protetivas básicas”.

Segundo o juiz, a capacidade instalada na BAP aumentou 120% entre 2003 e 2011 e os danos atingem setores como a pesca, o turismo e a subsistência dos povos indígenas e comunidades ribeirinhas.

Ação civil pública

O MPF e o MPE de Mato Grosso do Sul entraram no dia 1º de agosto com uma ação civil pública para suspender a instalação de empreendimentos hidrelétricos na região do entorno do Pantanal, na BAP até a realização de estudo sobre o impacto cumulativo das atividades.

A ação na Justiça Federal é contra a União, os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Ibama e o Imasul.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.