Kings of Leon causam comoção e vozes femininas empolgam festival

Caleb Followill comandou o show da banda norte-americana Kings of Leon (Foto: Flavio Moraes/G1)Não fosse o show dos Kings of Leon, que fechou a noite de sábado (20) em clima grandioso no Jockey Club de São Paulo, a sexta edição do festival Planeta Terra teria sido dominada pelas mulheres. Os rapazes norte-americanos seguraram com louvor o papel principal. Mas Garbage, Gossip e Azealia Banks, com mulheres à frente, foram as outras atrações mais animadas do evento. A única grande baixa no time das mulheres foi o show da brasileira Mallu, que até chorou após problemas de som.

O evento aconteceu pela primeira vez no Jockey, espaço que também recebeu neste ano a estreia do Lollapalooza no Brasil, para um público de até 75 mil pessoas por noite. O Planeta Terra teve número mais modesto. Segundo a organização, foram vendidos os 30 mil ingressos colocados à venda, mas até às 16h30 de sábado os funcionários da bilheteria ainda informavam que havia entradas disponíveis.

Kings of Leon seguro

O Kings of Leon mostrou estar em forma mesmo após pausa para que o vocalista resolvesse seus problemas com álcool. Na terceira vinda ao Brasil, Caleb Followill falou e sorriu bem mais do que nas vezes anteriores. Ainda houve tempo para que pedisse desculpas várias vezes por, segundo ele, estar meio ”enferrujado”.

A banda deu inicio ao show às 22h, com seu primeiro hit, ”Molly´s chambers”. ”Use somebody”, maior sucesso da carreira, ficou perto do fim da apresentação. Ficou fácil perceber que aquela banda criticada pela apatia e pelo show morno da estreia brasileira, em 2005, não está mais entre nós. A banda meio desconfortável com o sucesso e amparada apenas por um hit, aquela que tocou no festival paulista SWU (em 2010), também já era.

Mais leve e simpática, mas ainda fiel além da conta às gravações originais, o Kings of Leon mostrou que o posto de headliner em festivais não pesa como antes parecia. E como o hit recente ”Radioactive” esteve entre as mais cantadas da noite, dá até para afirmar que a banda só tende a crescer por aqui.

Destaques femininos
Entre as duas bandas desta edição que tiveram auge nos anos 90, fizeram pausa e chegaram pela primeira vez ao Brasil, Garbage venceu “duelo de nostalgia” contra Suede. O show da banda norte-americana liderada pela escocesa Shirley Manson foi mais animado do que dos ingleses. O Suede teve vigor roqueiro e o líder Brett Anderson ensopou a camisa de suor – pode ser absolvido de acusações de retorno caça-níqueis. No maior hit, “Beautiful ones”, se empolgaram até demais, com velocidade acima do limite da bela melodia. No entanto, com mais hits e vocalista e banda inspirados, o Garbage ficou na frente.

Shirley Manson, vocalista do Garbage, exibe coque aflitivo de tão puxado e preso no topo da cabeça (Foto: Flavio Moraes/G1)Shirley Manson, vocalista do Garbage, exibe coque aflitivo de tão puxado e preso no topo da cabeça (Foto: Flavio Moraes/G1)

De 15 músicas, o Garbage tocou apenas três do disco novo, “Not your kind of people”, e todos os sucessos. O show confirmou duas afirmações do guitarrista Steve Marker em entrevista ao G1. A primeira foi o bom trabalho de transportar o som eletrônico sujo de estúdio ao palco, sem perder peso e charme dos efeitos – nada datados, até mais atuais em tempos de domínio de pop dançante. Outra alegação comprovada é a desenvoltura de Shirley Manson no palco – ela estudou atuação, segundo Steve. Shirley sussurra para milhares de fãs hipnotizados em “Hummering” e interpreta bem o pré-refrão explosivo de “Push it”.

Mais espontânea e também certeira, foi Beth Ditto, líder do Gossip, fechando a noite no palco secundário, 20 minutos após o Kings of Leon começar o show principal. Após cancelar dois shows em turnês anteriores no Brasil, ela começou a redenção subindo ao palco e entoando o “oi, oi, oi”, do tema de abertura da novela “Avenida Brasil”. Quem deve ter curtido foi a atriz Carolina Ferraz, a Alexia da novela, que estava no festival. Beth se desculpou com os fãs, em português, várias vezes – algumas pelos cancelamentos de shows e outras pelos arrotos que soltava após beber seu drinque nos intervalos das músicas. Foi disparada a voz mais potente que se ouviu no festival.

Além de hits bem recebidos como “Heavy cross” e “Standing in the way of control”, ela é uma metralhadora de citação de covers de artistas aleatórios. Inclui Nirvana no segundo hit, encerra a noite com Queen, canta versos de Madonna, Tina Turner e Lady Gaga e, ao ouvir que um fã completa 24 anos, canta “24 hours to go , I wanna be sedated”, dos Ramones. Suas tentativas de falar português rendem boas piadas involuntárias. Ao brindar com o drinque, diz “Suede” em vez de “saúde”. Ao homenagear outro fã, André, canta “Angie”, dos Rolling Stones.

'Long distance love' abriu os trabalhos do Gossip em SP (Foto: Flavio Moraes/G1)‘Long distance love’ abriu os trabalhos do Gossip em SP (Foto: Flavio Moraes/G1)

Outro bom show dançante do Palco Indie foi da jovem rapper norte-americana Azaelia Banks. Ela garantiu momento explosivo com o hit “212”. Até o problema de som que interrompeu a música durante alguns segundos acabou tendo efeito positivo, criando suspense no seu rap esperto e veloz. Mais cedo, a britânica Little Boots também fez bom show eletrônico, para público escasso mais animado na frente do palco, com ajuda apenas de dois músicos na bateria e sintetizadores

Invertendo a regra de predominância feminina deste ano, o grupo californiano Best Coast, liderado pela cantora e guitarrista Bethany Cosentino, fez apresentação pouco animada no palco principal, enquanto o sexteto de garotos ingleses Maccabees conquistou a audiência no palco menor com rock ao mesmo tempo pesado e dançante. E, mais cedo, Mallu Magalhães foi às lágrimas diante do público após problemas com o som. Raro momento em que a expressão “mulher à beira de um ataque de nervos” pode ter conotação negativa neste Planeta Terra.

Mallu Magalhães chorou durante sua apresentação no Festival Planeta Terra (Foto: Orlando Oliveira /AgNews)
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.