Laboratório Central pernambucano recebe R$ 6 milhões do Ministério da Saúde
O Fundo Estadual de Saúde de Pernambuco recebeu, em uma parcela única, R$ 6 milhões do Ministério da Saúde. A verba é direcionada para a contrução do novo prédio do Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Milton Bezerra Sobral (Lacen). A expectativa do órgão é a de que as novas instalações melhorem as estruturas de trabalho e de funcionamento do laboratório.
Atualmente, o Lacen/PE analisa uma média de 500 mil exames por ano e funciona em um prédio tombado pelo patrimônio público no centro de Recife, com limitações para adequação das instalações elétricas, hidráulicas, de tecnologia de informação, além de dificuldades para estacionamento e logística ao transporte de amostras.
Adquirir novos equipamentos e melhorar o atendimento é vital para a continuação e o aperfeiçoamento do atendimento. Para o coordenador Geral de Laboratório de Saúde Pública do Ministério da Saúde, Leandro Queiróz, o padrão de modernização do imóvel vai tonar o acesso aos resultados de exames um processo ágil e de qualidade.Os laboratórios centrais de saúde pública se consolidam como unidades, essencialmente, estruturantes do SISLAB, como referências estaduais, organizando e coordenando as redes de laboratórios”, disse.
A transferência dos recursos foi regulamentada pela Portaria 2.754 e o Lacen-PE coordena a rede estadual de laboratórios, que inclui os regionais, os conveniados e os privados, responsáveis pela realização de análises de interesse para a vigilância em saúde.
Fonte: JC Online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário