Liminar suspende imposição de limites para propaganda eleitoral em Petrolina

A fim de definir as regras da propaganda política na cidade, o juiz da 145ª Zona Eleitoral de Petrolina, Josileton Reis, emitiu três portarias com determinações que estão valendo desde a ultima terça-feira (31).

A portaria de nº 04/2012 declara proibida a realização de propaganda eleitoral por meio do desfile de carros – as famosas carreatas – como também de motos, bicicletas e pessoas (passeatas). Também está vedado o uso de bandeiras, cavaletes, panfletagem ou assemelhados, ao longo das avenidas Sete de Setembro e Honorato Viana durante todos os dias da semana em qualquer horário. Nas avenidas Guararapes, Souza Filho, Dom Vital, Joaquim Nabuco e Fernando Góis este tipo de propaganda é permitido apenas aos domingos e feriados.

Essas regras serão fiscalizadas pela Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo – EPTTC, à Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Civil.  O seu descumprimento resultará na apreensão da propaganda e lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela prática do crime de desobediência do art. 347 do Código Eleitoral.

De acordo com a portaria de nº 5, com base nas regras de emissão de ruídos do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), resolução nº 1 de 1990 e da Norma Brasileira 10.151 – Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas visando ao conforto da comunidade, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o número máximo de decibéis emitidos por carros de som e afins pode chegar a 40 dia e 35 noite em sítios ou fazendas; 50 dia e 45 noite em áreas estritamente residenciais, com hospitais e escolas; 55 dia e 50 noite em locais mistos, porém predominantemente residenciais; 60 dia e 55 noite em áreas com vocação comercial e administrativa; 65 dia e 55 noite em regiões de vocação recreativa e em áreas predominantemente industriais, 70 decibéis dia e 60 noite.

Em caso de descumprimento do que determina esta portaria poderão ser aplicadas as seguintes penalidades: Multa e apreensão do veículo, 1 a 4 anos de reclusão, e multa pelo crime de poluição sonora; 3 meses a 1 ano de detenção, e multa pelo crime de desobediência às ordens e instruções da Justiça Eleitoral; além de 15 dias a 3 meses, ou multa pelas contravenções penais de perturbação do trabalho ou sossego alheios, e da tranquilidade.

A terceira e última portaria, de nº 06/2012, regulariza a realização de propaganda em bens particulares, inclusive muros. Desde que entrou em vigor, as paredes só podem ter áreas pintadas com no máximo 4 m. Aqueles que já estejam em desacordo com essas normas devem retirar a propaganda irregular em, no máximo, 48h a contar desta terça-feira (31). Caso não o faça será multado com valor que pode variar entre r$ 2 mil e R$ 8 mil reais. As outras penalidade em que os envolvidos se enquadram, são: crime de conspurcação de edificação ou monumento urbano, cuja pena é de 3 meses a um ano de detenção, e multa; crime de desobediência às ordens e instruções da Justiça Eleitoral, cuja pena varia de três meses a um ano de detenção, e multa.

Na amanhã desta quinta-feira (02) a Tribunal Regional Eleitoral concedeu uma liminar no mandato de segurança impetrado pela coligação “Unidade por Petrolina” que suspende as portarias baixadas pelo juiz Josilton Reis até julgamento do mérito por parte dos desembargadores.

 Fonte: Portal Sg

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.