Lixo hospitalar será devolvido aos EUA na madrugada de sábado
Os dois contêineres com 46 toneladas de lixo hospitalar americano serão devolvidos ao país de origem na madrugada de sábado (21), de acordo com a Alfândega do Porto de Suape, em Pernambuco. Eles foram interditados e lacrados desde os dias 11 e 13 de outubro pela Receita Federal, quando chegaram dos Estados Unidos.
Segundo o chefe da Alfândega, Carlos Eduardo Costa, os trabalhos de carregamento do navio que levará a carga, começará por volta da 1h de sábado e, às 6h, os contêineres já devem ter partido. A empresa Na Intimidade, com sede em Santa Cruz do Capibaribe (PE), que importava o material para fazer forro de bolso, será responsável pela devolução e pelos custos.
A Receita Federal autorizou a devolução, apesar da legislação brasileira prevê a destruição de carga irregular. Neste caso, a irregularidade estava registrada na divergência entre o conteúdo declarado – “tecidos de algodão com defeito” – e a mercadoria importada, lençóis sujos com manchas características de sangue e dejetos biológicos com logomarca de vários hospitais norte-americanos, seringas, cateteres e luvas usadas.
Como o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em Pernambuco exigia a devolução da mercadoria, o dono da Na Intimidade, Altair Teixeira de Moura, foi notificado.
O procedimento precisou ser negociado com os Estados Unidos, por meio do Ministério das Relações Exteriores. Em nota, a Receita Federal afirmou que a devolução contou com a concordância da Polícia Federal, responsável pelo inquérito que investiga o caso, do Ministério Público Federal e da Justiça Federal em Pernambuco e tem o apoio do Departamento de Segurança Interna, dos EUA.
A devolução chegou a ser agendada para o dia 6 de janeiro, mas a empresa responsável pelo transporte pediu o adiamento alegando que a alfândega americana havia solicitado documentos que ainda não estavam prontos.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário