Londres 2012: Atletas muçulmanos enfrentam dilema com Ramadã durante os Jogos

Atletas de judô da Palestina durante treinamento.Atletas muçulmanos de várias nacionalidades enfrentarão um duro dilema em Londres 2012. Os Jogos deste ano coincidirão com o Ramadã, período de um mês no qual os fieis islâmicos têm que jejuar durante o dia.

Muitos atletas de ponta têm dietas com mais de 6.000 calorias por dia e terão que decidir entre manter suas dietas normais em nome da performance esportiva ou seguir os preceitos religiosos e limitar a ingestão de alimentos, correndo o risco de ficar “sem combustível” durante as provas.

O lutador de judô da Palestina Maher Abu Rmeileh procurou uma orientação superior diante desta dúvida: “Os clérigos me recomendaram não jejuar, porque eles disseram que eu represento não somente a mim, mas a minha nação”.

No entanto, quando voltar dos jogos, ele conta que terá que compensar isto. Geralmente quem desobedece às regras tem que ficar de jejum por 60 dias seguidos.

Existem vários motivos válidos para não seguir a tradição, como doença, gravidez, amamentação ou idade avançada, mas as Olimpíadas não figuram nesta lista.

O Calendário islâmico é lunar e dura de 29 a 30 dias, por isso, varia e acontece em diferentes estações do ano. A última vez que houve essa coincidência com os Jogos Olímpicos foi em 1980.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) já declarou que vai estudar a possibilidade de evitar futuros choques entre os eventos olímpicos e o período sagrado para os muçulmanos.

Mohamed SbihiO remador britânico Mohamed Sbihi decidiu não jejuar após conversar com a família e com o técnico

A coincidência é um problema sério para delegações com maioria muçulmana.

Sami Zreili, técnico da Arábia Saudita, acredita que a decisão é individual. “É uma decisão que cabe aos atletas, nós não queremos influenciar nisso e nem vamos mudar o horário dos treinamentos”, diz ele.

No entanto, o problema afeta também países que não têm maioria islâmica. Mohamed Sbihi é muçulmano e remador da equipe da Grã-Bretanha. Após conversar com a família e consultar o técnico, ele optou por não seguir o jejum deste ano. “Eu não queria perder as minhas chances na competição. Sou o primeiro muçulmano remador na equipe olímpica da Grã-Bretanha”, argumenta ele.

O Ramadã é o nono mês do ano islâmico e o momento em que os muçulmanos jejuam do amanhecer ao pôr-do-sol para que seus pecados sejam perdoados. À noite, eles se alimentam frugalmente.

Do 26º para o 27º dia desse mês se comemora o momento em que o profeta Maomé recebeu a primeira revelação do Corão, o livro sagrado do islamismo.

Neste período, eles não podem ter relações sexuais e devem aproveitar o mês para renovar a fé e se autoconhecer.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.