Londres 2012: Brasil começa luta por ouro inédito no futebol masculino; conheça os principais obstáculos

NeymarA seleção masculina de futebol começa nesta quinta-feira a lutar pelo único título internacional que ainda lhe falta: o ouro olímpico.

Apesar da pouca idade dos atletas, a equipe do Brasil tem jogadores com renome internacional e bastante experiência até mesmo na seleção principal. O técnico Mano Menezes afirmou que a seleção olímpica formará a base do time que disputará a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

O primeiro desafio da geração de Neymar, Leandro Damião, Oscar e Pato será obter o inédito ouro olímpico em Londres 2012. A seleção entra em campo contra o Egito nesta quinta-feira em Cardiff, às 15h45 (horário de Brasília).

O Brasil é um dos favoritos no torneio, mas a Seleção terá pela frente outros adversários fortes na luta pelo título. Confira abaixo os principais obstáculos no caminho do Brasil nas Olimpíadas.

Egito, Belarus e Nova Zelândia

Futebol olímpico

Por quase 40 anos, até a década de 1980, o futebol olímpico era disputado apenas por atletas amadores, o que fez com que o torneio fosse dominado por países do leste europeu – que não registravam seus atletas como profissionais.

De 1984 em diante, o futebol olímpico foi disputado por atletas com menos de 23 anos – uma exigência da Fifa para que o torneio olímpico não rivalizasse com a Copa do Mundo.

No masculino, o Brasil conquistou duas pratas (Los Angeles 1984 e Seul 1988) e dois bronzes (Atlanta 1996 e Pequim 2008).

Cada técnico pode convocar três jogadores acima desta idade. Para Londres 2012, Mano Menezes trouxe o lateral-esquerdo Marcelo, o atacante Hulk e o zagueiro Thiago Silva – todos titulares.

Em tese, o Brasil tem um caminho bastante fácil na primeira fase.

Entre os adversários da primeira fase, o principal deles é Belarus, que quase desclassificou a forte Espanha no torneio europeu sub-21. Ainda assim, a seleção tem pouca tradição e foi recentemente derrotada pelo México, que também bateu o Brasil.

O capitão brasileiro Thiago Silva disse na semana passada que o jogo que mais o preocupa é a estreia contra o Egito. O principal destaque da seleção do Egito está no banco: o técnico egípcio Hany Ramzy, que fez carreira no futebol alemão.

Ele reclamou que a preparação do Egito para Londres 2012 foi muito difícil devido aos conflitos da Primavera Árabe. Em fevereiro, o campeonato nacional foi suspenso depois que 74 pessoas morreram em um tumulto em um estádio. A seleção nacional parou de jogar amistosos em casa.

A Nova Zelândia é teoricamente o adversário mais fácil. A exemplo do que aconteceu na Copa do Mundo de 2010, a Nova Zelândia se beneficiou com o fato de que a Austrália agora compete em eliminatórias asiáticas. No caminho para Londres 2012, a Nova Zelândia goleou diversos adversários, mas todos pequenos e sem tradição.

Espanha

As casas britânicas de aposta indicam que a Espanha é favorita a ganhar mais um título. A seleção também está na lista de maiores obstáculos do técnico Mano Menezes.

Assim como na seleção principal, os espanhóis dominam o futebol europeu na categoria sub 21. Os destaques da seleção são o meia Juan Mata, o volante Javier Martinez e o lateral Jordi Alba, que estiveram na campanha vitoriosa da Espanha na Eurocopa disputada no mês passado. Outro nome forte é o goleiro David de Gea, que joga no Manchester United.

Mesmo sem alguns dos maiores futebolistas da atualidade, como Xavi e Iniesta, do Barcelona, a Espanha é a mais temida seleção do torneio. Brasil e Espanha podem se enfrentar já nas quartas-de-final, caso uma seleção se classifique em primeiro lugar no seu grupo, e a outra em segundo.

México

O México chega no torneio no embalo do atacante Marco Fabian, que fez sete gols em quatro partidas no torneio Toulon, disputado por seleções sub-21 em maio. O México acabou vencendo o torneio. A seleção também bateu o Brasil recentemente em amistoso, e é outra que figura na lista de obstáculos do técnico Mano Menezes.

Dois jogadores com mais de 30 anos – o goleiro Corona e o zagueiro Salcido – são os líderes do jovem grupo que atua exclusivamente no futebol mexicano – com exceção de Giovanni dos Santos, atacante do Tottenham e filho do ex-jogador brasileiro Zizinho.

Uruguai

Os atuais campeões da Copa América e melhor seleção sul-americana na Copa do Mundo de 2010 chegam a Londres 2012 sob o comando de Oscar Tabarez, conhecido como “El Maestro”, que também treina a equipe principal.

Ele reforçou sua equipe com dois experientes atacantes – Luis Suarez, do Liverpool, e Edinson Cavani, do Napoli. O meia Arévalo, que também atua na Itália, completa a lista de jogadores com mais de 23 anos.

Suíça e Grã-Bretanha

Outras seleções que aparecem nas casas de apostas e listas de especialistas são a Suíça e Grã-Bretanha, que têm potencial para surpreender os adversários. Liderada pelo meia Ryan Giggs, a Grã-Bretanha joga em casa, e seus jogadores atuam em uma das ligas nacionais mais difíceis do planeta. Ainda assim, o primeiro jogo da seleção britânica em décadas – um amistoso contra o Brasil na semana passada – mostrou que a equipe precisará melhorar muito se quiser conquistar uma medalha. A Grã-Bretanha foi derrotada por 2 a 0 com facilidade.

A Suíça chamou a atenção dos especialistas no ano passado, quando fez a final do torneio europeu sub-21 contra a Espanha. Como a seleção principal, o ponto forte dos suíços é a defesa. A equipe não havia tomado gols até a final, quando acabou derrotada pelos espanhóis. No entanto, duas das estrelas daquele time – Xherdan Shaquiri e Granit Xhaka – não estarão em Londres 2012, a pedido dos seus clubes, o Bayern de Munique e o Borussia Monchengladbach.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.