Lousas digitais chegam à rede estadual

Até o final de julho já devem estar instalados e em funcionamento as 46 lousas digitais Starboard doadas pelas empresas Hitachi e TES à Secretaria Estadual de Educação do Estado (SEE). Os novos equipamentos vão atender três escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR), sendo uma técnica, uma de referência e outra regular. Ainda essa semana, os professores dessas escolas irão passar por treinamento para garantir o aproveitamento dos recursos oferecidos pelo aparelho.

Capacitações como essa e produção de conteúdo de apoio, segundo o secretário de educação do Estado, Anderson Gomes, devem aumentar o uso da tecnologia como aliado na educação. “Queremos incentivar a produção de mais opções de material de apoio multimídia, além dos mais de 300 disponíveis hoje. Mas, para isso, vamos treinar nossos professores para adaptar esse conteúdo ao nosso currículo”, afirmou Anderson.

A tecnologia da lousa digital é sustentada em sensores infravermelhos, que habilitam a função touch (sensível ao toque), a partir de um digitalizador que transforma qualquer superfície plana em interativa. Para garantir seu funcionamento, o aparelho só requer um computador, um datashow e uma superfície lisa. Ele perce­be até três toques simultâneos. Além disso, o Starboard tem o licenciamento do software gratuito, assim como o seu uso.

O aparelho funciona como um periférico do computador e consegue abrir em até 90 polegadas. Enquanto o computador roda o software, o retroprojetor reproduz a imagem no quadro ou na parede e o equipamento garante a interatividade por meio da luz que reflete na moldura. Ele não é um quadro em si, mas torna o tradicional “quadro negro” interativo, com todos os recursos de um quadro comum.

Com o Starboard é possível buscar informação interativa no momento da aula, desenhar e fazer anotações por cima do material, salvar, imprimir e até compartilhar o material com os alunos em sala de aula. “Esse é um tipo de quadro que se adapta muito bem às escolas técnicas pelo potencial. Talvez, em um primeiro momento, iremos colocá-lo em todas as escolas técnicas e depois estudar a viabilidade nas outras escolas”, explica Anderson Gomes.

“Lousa digital já é um termo conhecido desde 1997. Mas esse equipamento é diferente. Ele possui baixo custo, o que facilita a sua implementação por governos que precisam do material em larga escala”, comenta a representante no Brasil da Hitachi, Vivian Manso. A ideia da empresa é, justamente, testar o uso em grande escala no País. “Ele já é usado dessa forma em outros países e queremos ter esse feedback aqui”, pontua Vivian.

De acordo com ela, a tecnologia pode auxiliar não apenas na melhoria das ferramentas e condições de ensino, mas também no próprio processo de passagem de conteúdo e aprendizagem. “Isso favorece que professores com mal de Parkinson, por exemplo, possam usar a tecnologia facilmente, bem como alunos com necessidades especiais, possam dominar a lousa digital sem qualquer problema”, comenta a representante no Brasil da Hitachi.

Fonte: FOLHA-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.